Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.1013)

(na continuação dos artigos anteriores, fala-se da necessidade da comissão da Junta Geral ser dotada de orçamento para poder pagar os ratos mortos que lhe forem apresentados pelos agricultores, sendo a estimativa de orçamento 27.000$00. A febre tifoide tornou-se endémica nos Açores, surgindo no anualmente no outono vários casos. )

Além das medidas de sanidade e higiene não ha tambem meu caro Amigo, uma coisa a que se chama vacina anti-tifica?

Ha com certeza ahi por esse mundo onde se vê alguma coisa e onde se cuida a serio da saude publica; aplica-se esta vacina nos casos que a medicina aconselha como preventivo ao ataque da molestia, especialmente nas pessoas residentes no fóco de infeção ou que com ele têm de estar em contacto.

Porque não se faz aqui o mesmo?

(...)

Querer é poder. Porque não se estabelece um gabinete dirigido por pessoa entendida  e scientificamente habilitada onde se fabriquem os sôros cuja ação é perdida pela demóra de transportes ou outras causas e onde se analisem os generos de consumo publico que porventura se reputem adulterados?

(o artigo não vem assinado, no entanto tem 3 asteriscos)


Referência bibliográfica

[n.d.] - "Importante assunto - Questões sanitarias" in Diário dos Açores de 4 de Fevereiro de 1920, nº. 8406, p. 1 (col. 1-2). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1013.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Notícia Original

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema

Palavras Chave


Notícia