Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.103)

O planeta mercúrio brilha como uma estrella de primeira grandeza. As épocas mais propicias, para a sua observação, em 1905 estão com prehendidas dentro de um priodo de cinco ou seis dias antes e depois das datas seguidamente apontadas e que se referem ás maiores elongações da manhã ou da tarde: 22 de Janeiro (manhã); 4 de Abril (tarde); 21 de Maio (manhã); 2 de Agosto (tarde); 15 de Setembro (manhã); 27 de Novembro (tarde).

D’estas épocas a mais favorável é a de 2 de Agosto. As phases de mercúrio só são visíveis com telescópios de mediana potencia. Quanto a Vénus passará em conjuncção com o Sol a 27 de Abril, sendo visível e desde esse dia apparecerá em estrella da manhã e alcançará outra vez o seu máximo brilho a 27 de Maio. As phases deste planeta são visíveis com o mais pequeno óculo terrestre.


Referência bibliográfica

[n.d.] - "Noticiário Estrangeiro – Mercurio e Venus em 1905" in Commercio do Porto de 5 de Janeiro de 1905, nº. 4. Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=103.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Notícia Original

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Astronomia

Outros
Palavras Chave


Notícia