Texto da entrada (ID.1033)
Na artistica povoação de Perusa (Italia) vivia um ilustre catedratico de filosofia chamado Antonio Romaneli que, sendo um fervoroso apostolo das teorias de Darwin e Haeckel, se havia dedicado nêstes ultimos anos a escrever uma volumosa obra demonstrando a verdade das ideias da evolução e cuja publicação estava iminente.
Mas eis que, no mês de setembro ultimo, o sabio catedratico teve de ler um “Historia da Evolução” em que o seu actor o filosofo dr. Marconi, demonstra por sua vez todos os erros das teorias de Darwin. Essa leitura a tal ponto preturbou as ideias do professor Romaneli e tão claramente pôs a descoberto no seu conceito, a inutilidade dos seus dilatados estudos e da sua nova obra que, ha dias de manhã, estendeu-se num dofá e colocando á direita o manuscrito da sua obra, á sua esquerda o, para êle, tão nefasto livro do dr. Marconi, com um tiro de revólver fez saltar os miolos.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Casos e notas - A vida pela ciencia"
in Diário dos Açores
de 26 de Fevereiro de 1920, nº. 8424, p. 1 (col. 4). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1033.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Ciências da Natureza
Personalidades
Palavras Chave
Notícia