Texto da entrada (ID.1037)
o nº do jornal está errado
Recentemente caiu no lago Michigan um aecrólito [sic] de tamanho descomunal, causando tremores de terra que se sentiram numa duzia de cidades do estado do Michigan e cuja coluna de fogo de grande comprimento foi visivel a mais de cincoenta milhas de distancia. A principio julgava-se que os choques fossem devidos a alguma terrivel explosão numa fabrica.
Noticias recebidas de varias cidades dos estados de Michigan, Indiana e Illinois, donde foi vista a coluna de fogo, dizem que o centro do disturbio foi proximo da parte baixa do Lago Michigan.
Os guarda costas em Grand Haven asseguram ter visto a queda do aerólito, dando-se-lhes credito ás suas palavras visto não ter havido quaesquer noticias de desastre nas fabricas dentro de doze horas depois deste acontecimento.
Os moradores das cidades ocidentaes de Michigan fugiram de suas casas espavoridos com medo dos abalos. As casas foram sacudidas, o espaço foi iluminado como se fosse pelos raios brilhantes do sol, a terra tremeu por um momento sentindo-se depois o estrondo prolongado como se fosse de uma terrivel explosão.
O estrondo chegou a ouvir-se em South Bond e Laporte, Indiana, dizendo-se que em Chicago foi visivel a coluna de fogo.
Um faroleiro em Grand Haven, Michigan descreve o fenomeno da seguinte maneira:
“Aquilo que se parecia com uma bola de fogo caiu no lago cerca de 15 milhas distante de mim. Pareceu-me a ser uma estrela que caira. Na sua corrida rapida eu ouvia claramente o assobio. Quando caiu na agua, vi uma chama no ar, tendo causado o grande estrondo.”
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Atualidades - Queda d’um aerolito no lago Michigan"
in Diário dos Açores
de 4 de Março de 1920, nº. 8430, p. 1 (col. 4). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1037.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Astronomia
Palavras Chave
Notícia