Texto da entrada (ID.105)
Este interessante planeta, segundo affirma o eminente meteorologista Cosas Solá, estará em 1905 em excellentes condições para ser observado. A sua opposição com o Sol, que corresponde sensivelmente, como todos os planetas á sua distancia mínima da terra, effectuar.se.ha a 8 de Maio, sendo em tal data a sua distancia de nós uns 80 milhões de kilometros, isto é, 15 milhões de kilometros mais perto que na opposição de 1903. O seu diâmetro apparente equivalerá na mesma data a 17ͫ, 4. Poderão começar-se as observações em Fevereiro, durante a segunda parte da noute; mas a época mais favorável será a comprehendida pelos meses de Abril, Maio e Junho, passando então ao meridiano pela meia noute.
Durante este mesmo tempo brilhará Marte como uma estrella vermelha de primeira grandez na constellação da balança. Se no planeta Marte existem astrónomos providuos de telescópios potentes, comparáveis aos nossos, poderão observar facilmente a 8 de Maio a passagem da Terra por diante do disco do Sol. A Terra apparecerá, vista de Marte, como uma pequena mancha negra, que cruzará o disco solar durante um pouco mais de oito horas.
A essa manchasinha negra seguirá outra menor, que não será outra cousa mais que a nossa Lua.
Este phenomeno, tão importante para os astrónomos de Marte, não tornará a repatir-se até Maio de 1984.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "O planeta Marte em 1905"
in Commercio do Porto
de 7 de Janeiro de 1905, nº. 6. Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=105.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Astronomia
Palavras Chave
Notícia