(correspondencia particular para o “Diario dos Açores”)
Lisboa, 5 de Maio
Chegou ao Tejo no dia 2, pelas 9 horas, a bordo do yacht “Electre” de que é proprietario, o notavel homem de sciencia Guilherme Marconi, inventor da T. S. F.
O ilustre sabio anda procedendo a varias investigações para a descoberta de sinaes ou sons misteriosos ouvidos pelos aparelhos radio-telegraficos.
Entrevistado por um radator [sic] do “Diario de Noticias” sobre o objecto da viagem, expressou se assim:
“Logo o objectivo da minha viagem é fazer observações que reputo indispensaveis para mim, resultando do acerto ou equilibrio d’elas não só uma vantajosa melhoria no serviço telegrafico, como se poderá tambem evitar de futuro o choque de dois ou mais navios, quando as condições atmosfericas sejam desfavoraveis e prejudicaveis á navegação.
“Tenciono tambem aplicar para estes e outros casos especiaes um nova invenção minha que terá como objectivo ir ao encontro das ondas hartezianas, investigando a sua origem e os fenomenos particulares ou distintos que as acompanham.
“Trago entre mãos um trabalho que considero importante: a aplicação d’um radio geniometro á T. S. F. e que obedecerá a determinadas leis fisicas e electricas, preocupando-me, egualmente, a realisação imediata de comunicações a distancias enormissimas como, por exemplo, entre a Australia e a Inglaterra.
“Demais o futuro da telegrafia e da telefonia sem fios será brilhante, antevendo-lhe mesmo grandes maravilhas, e o seu progresso e as novas descobertas encherão de luz e de assombro o séc. XX
Perguntado sobre a origem dos taes sons misteriosos podiam ser atribuidos ao planeta Marte, disse:
“Não. Um tal dislate deve-se à imprensa ingleza, recomendada pela dos outros paizes, porquanto, em meu entender, os taes sinaes sibilaros (que eu chamo irregulares), tanto pódem ser produzidos pelo planeta Marte, como por outro qualquer.
Entretanto se lhe chamassem perturbações irregulares produzidas pelo sol, talvez concordassem com essa classificação.
Marconi tenciona, brevemente, voltar a Portugal em viagem de estudo.
Comunicações
Outros