Texto da entrada (ID.1077)
(...) venho relatar o que se passou de mais importante durante o anno de 1919 no concelho de Ponta Delgada, sob o ponto de vista da saude publica e da estatistica demografica.
Mais uma vez se verificou o adagio popular: depois da tempestade a bonança.
(...)
A gripe
Em 1918 a gripe ceifou 589 existencias, em 1919 apenas 10. É espantosa a diferença, mas é a repetição da historia de epidemias da influenza em que as poussées secundarias são tão atenuadas que até não parecem a mesma doença.
O virus enfraquece de tal forma que poderia o morbo passar quasi despercebido, mesmo quando invade a arvore acrea se a localisação pulmonar n’um gripado podesse ter outra rubrica que não fosse a da pneumonica gripal.
Assim sucedeu o anno passado e está sucedendo este anno.
(...)
O tifo exantematico, a variola, a meningite-cerebro espinal, etc.
Fomos visitados o ano passado pelo tifo exantematico, variola, meningite cerebro espinal e escarlatina, doenças exoticas que foram estranguladas ao nascer, sem que os leigos sofressem sobresaltos e gritassem por socorro, almadiçoando as autoridades sanitarias, como é da praxe.
(os tratamentos foram feitos com isolamentos)
(...)
Mont’Alverne de Sequeira
Referência bibliográfica
Mont' Alverne de Sequeira - "Estatistica demografica - Saude publica - Relatorio do sub-delegado de saude de (Ponta Delgada) relativo a 1919"
in Diário dos Açores
de 7 de Junho de 1920, nº. 8502, p. 1 (col. 5-6). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1077.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Palavras Chave
Notícia