Texto da entrada (ID.1088)
(...)
Segundo o Congresso de higiene social que, em 1906, se realisou em Nancy, uma cidade precisa, sob o ponto de vista higienico:
(...)
Outra questão primordial é a da agua potavel, e póde ser resolvida, confórme os casos, por um de dois modos: Ou se arranja agua pura, aproveitando de preferencia as aguas subterraneas mais frescas e menos contaminaveis, as aguas de fornte em segundo logar, por ultimo as aguas de rios e lagos, captando-as sob conveniente proteção e distribuindo-as por canos perfeitamente estanques, ou se utilizam aguas cuja pureza póde ser posta em duvida, esterelizando-as antes de as distribuir.
Essa esterelisação faz-se hoje por varios processos: A fervura é muito dispendiosa. A filtração por areia tambem, além de que exige grandes cuidados na conservação do filtro em bom estado; o uso da agua imperfeitamente filtrada póde ser mais perigosa do que o de agua sem preparação alguma. Ha então os meios quimicos: a ozonisação, a esterelisação pelo cloro, etc.
(...)
F. Mira
Referência bibliográfica
F. Mira - "A higiene das cidades"
in Diário dos Açores
de 12 de Julho de 1920, nº. 8529, p. 1 (col. 5-6). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1088.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Palavras Chave
Notícia