Texto da entrada (ID.1091)
Diz a imprensa franceza que as autoridades navaes e militares britanicas emitiram opinião favoravel ácerca da construção do tunel projectado por baixo do canal da Mancha. Julga-se provavel que comecem em breve os primeiros trabalhos de perfuração.
Sabe-se que é uma velha idéa de mais de um seculo. A principal dificuldade que se encontrava para a realisar consistia na oposição da propria Inglaterra fiel ao seu espirito de “esplendido isolamento”. Mas agora, com aviões e com o extraordinario alcance da artilharia pesada, esse isolamento não pode já manter-se, e os inglezes resolvem-se a consentir na construção do tunel.
Calcula-se o custo da obra em mil milhões de francos, e que a sua execução leve seis anos. Isto por parte dos francezes, porque se diz tambem que uma sociedade americana se obriga a fazer a construção em menos tempo, e apenas por 200 milhões.
Segundo o projecto francez, poderão circular pelo tunel diariamente, 100 a 120 comboios, em cada sentido, representando um trafego anual de dez milhões de viajantes e quarenta milhões de toneladas e mercadorias.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Casos e notas - O tunel da Mancha"
in Diário dos Açores
de 29 de Julho de 1920, nº. 8544, p. 1 (col. 3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1091.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Comunicações
Sistema de Transporte
Outros
Palavras Chave
Notícia