Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.1095)

Terminaram agora os trabalhos de construção da estação radio-telegrafica “Lafayette”, perto de Bordeus, iniciados pelos americanos e quasi concluido no momento em que foi assinado o armisticio. Oito torres de ferro com 240 metros de altura constituem os suportes das antenas e são uma verdadeira maravilha de arquitectura metalica. Cada uma destas torres, solidas e elegantes, pesa apenas 550 toneladas, ao passo que a torre Eifel, pouco mais alta que elas, peza cêrca de 2.700. A corrente eletrica da estação é de 11.000 “volts”. As antenas excedem, em extenção, tudo quanto se havia feito até aqui. Estendidas entre as oito torres que formam duas filas, cobrem uma superficie de quilometro e meio de comprimento por 400 metros de largura. As maquinas estão instaladas num compartimento especial. O seu conjunto produz o dobro da força da estação gigantesca de Annapolis, construida para a marinha dos Estados Unidos e que era até ha pouco, a mais poderosa que se conhecia. O comprimento das ondas hartzianas que poderá emitir a estação Lafayette atingirá 25.000 metros.

Por tudo isto e pelos esforços que se empregam para a tornar mais potente, se conclue que o alcançe desta instalação radio telegrafica aumentará a ponto de um breve poder comunicar com um posto colocado a meio da circumferencia da terra. Com a estação Lafayette, a França poderá ter relações directas radio-telegraficas com as suas possessões mais afastadas e até com a Nova Caledonia, que fica nos antipodas.

Espera a França tirar partido deste maravilhoso instrumento de expansão. 


Referência bibliográfica

[n.d.] - "Telegrafia sem fios - A mais poderosa instalação do mundo - Construida em França pelos americanos durante a guerra" in Diário dos Açores de 5 de Agosto de 1920, nº. 8550, p. 2 (col. 5-6). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1095.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Adaptação Internacional

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Comunicações

Palavras Chave


Notícia