Texto da entrada (ID.1098)
Medicos dos mais considerados de Nova York e professores dos mais distintos da Universidade de Harvard (Estados Unidos) foram chamados a estudar um curioso fenómeno ocorrido na prisão de Dauremou, em Clifton.
Quarenta e dois presos que ali se encontravam foram atacados duma grave afecção, em resultado da qual já morreram desoito.
Os sintomas de doença não podem ser mais extraordinarios. Os individuos por ela atacados parecem estar carregados de electricidade, ao ponto de toda a vez que toquem num aço, saltarem-lhes as faiscas das pontas dos dedos. Tambem os objétos leves como plumas, bocados de papel, etc, aderem fortemente á pele dos enfermos tal como se esta fosse imane.
Outro sintoma é uma profunda alteração na vista, tendo alguns doentes ficado cégos.
Segundo averiguações feitas, a doença atacou simultaneamente todos os presos, depois de uma refeição em que lhes foi servido salmão em latas. Parece que esta conserva de peixe contem um germen denominado dudulinus,[?] que em determinadas condições, póde produzir grandes quantidades de elétricidade.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Curioso fenomeno - Homens carregados de electricidade"
in Diário dos Açores
de 7 de Agosto de 1920, nº. 8552, p. 1 (col. 6-7). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1098.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Ciências da Natureza
Outros
Acidentes, Riscos e Anomalias
Palavras Chave
Notícia