Texto da entrada (ID.1100)
O celebre inventor Marconi na sua passagem pelo Atlantico, procedeu a experiencias de novos aparelhos, tendo estabelecido interessantes comunicações radiotelefonicas com a estação de Monsanto.
Depois de, em radios, ter enviado os seus cumprimentos ao sr. ministro da Marinha, ao sr. administrador geral dos correios e telegrafos e a outras autoridades e amigos pessoais, chamou ao telefone da estação de Monsanto os srs. comandante Nunes Ribeiro, Judice de Vasconcelos e marquês de Solari, com quem falou sucessivamente, dando lhes informações sobre o exito das suas experiencias, indicando a posição do seu “yatch”, estado do mar, navios encontrados, etc.
Em seguida pediu ainda ao sr. marquês de Solari que em seu nome, apresentasse os seus cumprimentos ao sr. ministro de Italia em Lisboa (...)
Terminada a conversação, distinguindo-se com extrema nitidez e clareza a voz de Marconi, fez este ouvi uma canção italiana, tocada num gramofone, respondendo o posto de Monsanto com uma canção portugueza, tambem pelo gramofone, que foi vivamente aplaudida a bordo do “Electra”.
As comunicações terminaram por dois entusiasticos “vivas” à Italia e a Portugal, lançados atravez do Atlantico.
(O nº do jornal está errado na foto)
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Marconi a bordo do “Electra” - Interessantes experiencias de telegrafia sem fios – Saudações á imprensa – canções nacionais em Monsanto e no alto mar"
in Diário dos Açores
de 19 de Agosto de 1920, nº. 8562, p. 2 (col. 5-6). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1100.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Comunicações
Outros
Personalidades
Palavras Chave
Notícia