Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.1112)

Desde muito dedica-se o dr. Marage ao estudo comparativo entre a capacidade vital e o peso dos individuos. Como se sabe, a capacidade vital é o volume de ar maximo que é possivel expirar após uma inspiração profunda. Esta relação oscila entre quatro e sete, seu valor augmenta com a estatura do individuo; dada a egualdade de esse a capacidade vital de um francês é superior á de um inglês.

Segundo certos autores, essa relação, quando inferior a cinco, indicaria um estado permanente de debilidade e até mesmo pretuberculoso. Tal conceito não deve ser aceito sem algumas reservas. De facto se fosse ele verdadeiro, 40% de ingleses, dos dous sexos, dados aliás a todo o genero de sports, seriam individuos debeis, o que é manifestamente inexacto.

O sr. Marage é de opinião que, nos conselhos de serviço militar, deve-se, ao contrario, aceitar sempre os individuos de peito estreito, desde que sejam depois enviados para pelotões ou companhias especiaes para serem sujeitos a regimen especial e vigiados e seguidos pelo medico. Em seis meses, exercicios respiratorios bem indicados e executados transformam completamente, sob o ponto de vista fisico, não somente crianças mas ainda os adultos. A este respeito, o general Bourgeois cita exemplos bem concludentes verificados em uma das escolas de crianças em França.


Referência bibliográfica

[n.d.] - "Cronica scientifica - Limite da pretuberculose" in Diário dos Açores de 11 de Setembro de 1920, nº. 8583, p. 2 (col. 1). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1112.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Adaptação Internacional

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema

Palavras Chave


Notícia