Texto da entrada (ID.1115)
Um correspondente da Reuter anuncia que a Sociedade de Agricultura da America acaba de fazer uma descoberta que vem revolucionar as teorias botanicas até agora existentes.
Consiste a descoberta no facto, já demonstrado por experiencias, que a vida das plantas depende mais da luz que da temperatura em que se conservam, e que sujeitas a periodos alternados de luz e escuridão em proporções cuidadosamente determinadas, podem atingir um pleno desenvolvimento em qualquer altura do ano.
“As experiencias executadas , diz a Sociedade de Agricultura, provam que o período de florescencia ou isrutescencia [sic] de qualquer planta pode ter lugar em qualquer epoca do ano, quando se escureça a respectiva estufa de manhã e á tarde se o dia fôr demasiado longo, ou se ilumine com luz artificial se o dia fôr demasiado curto.”
Por meio destes processos os scientistas da especialidade puderam alongar ou encurtar o ciclo da vida das plantas, conseguindo até que algumas completassem dois ciclos numa estação. As violetas, por exemplo, tornaram a florescer no verão.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Casos e notas - Descoberta revolucionaria em Botanica"
in Diário dos Açores
de 16 de Setembro de 1920, nº. 8587, p. 1 (col. 4). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1115.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Ciências da Natureza
Palavras Chave
Notícia