Conferencia
O sr. dr. Bentes, realisou hontem, uma nova conferencia no seu Posto Physiopatha, sobre a hygiene da mulher.
Estas conferencias são praticas e encerram uma serie de conselhos que conviria espalhar bem e fazer seguir em todas ás familias.
Por isso tambem o publico o não abandona e ouvindo o com agrado lhe enche sempre a casa.
A maioria das doenças da mulher resultam do utero: - é este orgão que lhe origina os maiores soffrimentos.
Mas parece que esta verdade é desconhecida porque a mulher na nossa sociedade pratica uma infinidade de coisas tendentes a lhe estragar este orgão, que é verdadeiramente o sacrario, o templo da vida.
Por isso tambem 90% das mulheres civilisadas soffrem dôres horriveis durante os periodos menstruaes, dôres que escondem como uma vergonha porque denotam uma fraqueza e uma inferioridade.
Outras teem as côres perdidas e o olhar amortecido pelas continuadas perdas leucorrheicas.
Basta-lhe ter o primeiro filho para ficarem soffrendo de desvios uterinos, de prolapso, de hemorrhoidas, de varises.
Os partos são laboriosissimos.
As hemorrhagias uterinas são frequentes e põem muitas vezes a mulher ás portas da morte quando a não matam.
Á meia idade são accommettidas de ulserações, de cancros e de tumores que demandam operações muitas vezes mortaes.
A lactação dos seus filhos que deveria ser um prazer é origem de soffrimentos horriveis quando a podem realisar.
E pensar nós que tudo isto póde ser evitado seguindo os conselhos da physiopathia que não são mais do que os conselhos da hygiene.
E pensar que as praticas da physiopathia convenientemente generalisadas não só evitariam numerosas e terriveis operações que deixam a mulher mutilada e doente para toda a vida, mas a ingestão d’uma infinidade de medicamentos sempre mais ou menos prejudiciaes á economia!
Os preceitos da physiopathia são bem simples nos casos geraes e o tratamento é de resultados imcomparavelmente superiores a todos os meios therapeuticos conhecidos.
Hygiene e therapeutica physiopatha consistem em activar a circulação do utero e da pelle, em purificar o sangue por uma alimentação simples.
Banir o espartilho sobre tudo darante [sic] o crescimento, isto é antes dos 20 annos – fazer diariamente uma affusão inferior ou uma superior alternadamente ao levantar, lavar todas as noites os pés em agua fria ei [sic] quanto basta para evitar e para curar uma infinidade de doenças dos orgãos genitaes.