Texto da entrada (ID.1122)
Conferencia
No Posto Physiopatha da Avenida o dr. Bentes começou por convidar o numeroso auditorio a desconfiar e pesar bem os seus argumentos, pois confessava que tendo interesse na affluencia ao seu estabelecimento hydrotherapico durante o inverno, poderia fazer como tantos outros, apregoando e defendendo não a verdade em si mas o que lhe convinha.
Propunha-se demonstrar que a hydrotherapia só era verdadeiramente tonica e fortificante durante o inverno.
O homem é passivamente attrahido pelos alimentos, pelas mulheres, por tudo o que disperta sensações agradaveis do olfato, ouvido, cheiro, paladar e tacto.
A vida, a parte activa, é o esforço para vencer os obstaculos que impedem ou difficultam a obedienca ás forças que nos attraem.
O homem com fome dirige-se para os alimentos, mas para se deslocar tem de vencer a inercia da materia, a resistencia do ar e quantas vezes, os obstaculos que a sociedade tem creado para estabelecer a lei da propriedade.
O alimento tem impurezas que não sustentam e que o individuo elimina; essa eliminação é a reacção dos rins, do pulmão, do figado e do intestino.
Reagimos contra o frio produzindo calor, contra o calor produzindo suores, contra os medicamentos eliminando-os, contra os concorrentes aos logares que ambicionamos estudando, trabalhando, intrigando, luctando emfim pela vida.
Reagimos contra os inimigos fugindo, luctando ou aggredindo.
Sem reação não se manifesta a vida.
Mas toda a reação é o exercicio das funcções dos nossos orgãos.
Todo o exercicio desenvolve o ogão e a energia da sua funcção.
Habituar o individuo a reagir é desenvolver-lhe gradualmente as suas forças vivas, habilital-o a resistir.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Conferencia"
in Diário de Notícias
de 19 de Novembro de 1900, nº. 12557, p. 2 (col. 4). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1122.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Educação Cientifica
Palavras Chave
Notícia