Texto da entrada (ID.1127)
Sr. Redactor
Venho por este meio enviar a V... uma receita usada na India para o tratamento da peste bubonica, que se tem verificado ser do mais eficaz resultado.
É do receituario do dr. Brasth Tucker, grande medico entre os atacados d’esta doença; e o remedio é tão simples quanto eficaz. É tintura d’iodo: O sr. Tucker ministrava aos enfermos uma dose d’oleo de ricino e imediatamente 5 a 7 gotas de tintura d’iodo, dissolvidas n’um pouco d’agua. Com a mesma tintura sem agua, pincelava os bubões caracteristicos, e alimentava os pestosos a leite.
No dia seguinte dava-lhes outras duas ou trez gotas de tintura, e, se havia febre, alguns gramas de quinino.
N’uma localidade onde a epidemia rebentou impetuosamente foram logo atacadas 500 pessoas, as quaes morreram em poucos dias, com a exceção de duas mulheres e sete rapazes, tratados com a tintura d’iodo e que ficaram curados.
A dois d’estes, afirmava Tucker não lhes restava mais do que uma hora de vida.
Digo o que sei sobre o assunto, mas é claro que só me dirijo á ilustrada classe medica e não a particulares, que só ela sabe o que tem a fazer em materia de tratamentos.
De V.... etc.
Um assinante
Referência bibliográfica
Um assinante - "Carta"
in Diário dos Açores
de 8 de Outubro de 1920, nº. 8604, p. 1 (col. 4-5). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1127.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Palavras Chave
Notícia