Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.1135)

O ministro da higiene e da previdencia social, fez a um redactor de “Le Petit Journal” as seguintes declarações, acerca do invento do engenheiro Delamare-Mazo:

“Fui eu quem admitiu o projéto na repartição dos inventos. Todos os artilheiros afirmavam tratar-se dum louco, mas eu que, examinei e estudei a ideia apresentada, disse ao inventor: Continue a trabalhar.

Delamare-Mazo trabalhou e encontrou um novo processo de balistica, o que efétivamente, é um caso muito raro. Até agora, as granadas eram disparadas pela pressão dos gazes, provocada pela combustão da polvora, Delamare-Mazo imaginou faze-las disparar pelo choque desses gazes, pela sua velocidade e quasi sem pressão.

A diferença que haverá entre um canhão vulgar e um que dispare pelo processo Delamare-Mazo é a mesma que existe entre uma maquina a vapor ordinaria e uma turbina a vapor.

Interrogado pelo jornalista se seria possivel aplicar o novo processo a todos os canhões sem os modificar, o sr. Breton declarou:

“Não, o processo Delamare-Mazo necessitaria duma artilharia nova e resume-se no seguinte: “Os gazes provenientes da combustão da polvora na culatra, são dirigidos contra a parte inferior da granada, onde se libertam da pressão a que estavam sugeitos e alcançam uma velocidade enorme e uma tal força que só ela basta para impelir a granada. Os gazes são depois expulsos para a atmosfera por aberturas lateriais.

E como não é já a pressão dos gazes que impele a granada, as paredes do canhão não precisarão ser tão estreitas como atualmente. Poderemos, consequentemente ter uma artilheria extremamente leve e facilmente transportavel que alcançará enormes distancias.

A falta de carvão é um dos maiores flagelos da crise angustiosa por que tem vindo a passar o nosso país, desde que principiou a guerra, já finda, é certo, mas cujas consequencias dolorosas se hão-de fazer sentir ainda por muito tempo.


Referência bibliográfica

[n.d.] - "Cronica cientifica - O invento do engenheiro francez Delamare-Mazo" in Diário dos Açores de 14 de Outubro de 1920, nº. 8609, p. 2 (col. 3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1135.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Adaptação Internacional

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Indústria
Outros

Palavras Chave


Notícia