Texto da entrada (ID.1137)
A gripe revestiu uma forma misteriosa, dando logar, em Paris, a controversias medicas extremamente vivas.
O dr. Charles Foley, medico distintissimo, revolucionou ha poucos dias a douta e placida Academia de Medicina, sustentando-se que o melhor remedio a aplicar contra esta gripe tão enigmatica seria o sôro anti-pestifero. E os senhores da Academia protestaram contra tal afirmação. Qual! – disseram os sabios – não se trata da peste! A gripe nada tem que ver com ela!”
- Isso tambem eu sei – responde o dr. Foley. Não digo que a gripe seja aparentada com a peste; o que eu digo e afirmo é que o sôro contra a peste serve para curar a gripe!
Os meus conhecimentos de medicina são demasiado vagos para que me permita tomar parte em tão conspicuos debates. Mas o que eu sei, pois que vi, é que o dr. Foley fez obras, quasi miraculosas e arrancou a morte numerosos engripados, graças à aplicação do sôro anti-pestifero. E bem depressa este assunto será apreciado nos tribunais.
O dr. Foley chamará ali numerosas testemunhas por ele curadas e, de entre elas, a menos eloquente não será por certo o redactor da cronica judiciaria do “Matin”, o meu amigo Baragnen, o qual, o ano passado, atacado gravemente pela gripe, todos o considerando já perdido, por assim dizer, no estertor, arribou logo que o dr. Foley lhe deu uma injeção de sôro em questão – e salvou-o!
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Cronica cientifica - A gripe em Paris"
in Diário dos Açores
de 14 de Outubro de 1920, nº. 8609, p. 2 (col. 4). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1137.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Palavras Chave
Notícia