Texto da entrada (ID.1173)
Chegou no mez passado ao Tejo o navio oceanográfico português “Albacora”, que foi construido na Noruega. É um veleiro com motor, de 145 toneladas de deslocamento, completamente apetrechado para estudos oceanográficos e de pescas.
Tornáva-se muito necessária a aquisição de um barco especialmente destinado áqueles estudos, que são a base do progresso da industria da pesca.
Em 1922 tinha visitado o nosso porto o navio norueguez “Armaver Hansen”, destinado, pelo governo da Noruega, aos mesmos fins. Trazia a seu bordo quatro naturalistas, e, entre eles o ilustre oceanografo Hansen, que, por aquela ocasião, fez uma conferencia na Sociedade de Geografia.
As condições magnificas que este navio tinha para os referidos estudos fizeram com que o ministro da Marinha, sr. Vitor Hugo de Azevedo Coutinho, resolvesse mandar construir um barco semelhante, ficando, ainda o “Albacora” superior ao norueguês, porque neste foram corrigidos uns pequenos defeitos da nele.
Toda a construção foi ficalizada por Hansen com uma dedicação extraordinaria e desinteressadamente pelo que o governo português terá que testemunhar-lhe a sua gratidão.
Outras individualidades norueguesas contribuiram pela mesma forma para que o “Albacora” tenha todas as condições a que deve obedecer um navio oceanográfico.
E mais solidamente construido, económico e munido de todos os aparelhos precisos para explorações oceanográficas, como guinchos, rêdes, termometros, garrafas de pesquizas de agua, aparelhos para análises, rêdes para “plaukton”, etc.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Marinha portuguesa - O “Albacora”"
in Diário dos Açores
de 27 de Janeiro de 1925, nº. 9855, p. 2 (col. 1). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1173.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Ciênias da Terra
Palavras Chave
Notícia