Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.1192)

Reproduzimos do “Diario da Madeira”

Ha alguns dias que se encontra nesta cidade, hospedado na “Quinta Esperança”, o sabio Dr. Friedmann, Professor na Universidade de Berlim, onde rege a cadeira de tuberculose, unica que existe na Alemanha.

Este ilustre Professor descobriu em 1903 um bacilo na tartaruga atacada de tuberculose espontanea, e verificou, depois de numerosas experiencias, que este bacilo era avirulento e atoxico para os animais de sangue quente e, portanto, para o homem. Mais de mil medicos alemães e de outras nacionalidades confirmam este facto pelas suas observações.

O professor Ehrlich convidado, pelo serviço de saude alemão, a proceder a experiencias no Instituto de Terapeutica Experimental, atesta a atoxidade e a avirulencia da vacina de Friedmann.

Esta vacina, que em suma não é mais do que uma emulsão de bacilos vivos de Friedmann, é preparada na Alemanha pelo instituto Friedmann em Leipzig, e verificada bacteriologicamente pelo Professor Kruse no Instituto Universitario de Higiene da mesma cidade.

Diz o ilustre Professor Friedmann que a sua vacina produz a cura anatomica e clinica nos casos de tuberculose pulmonar recentes, melhora duravel nos casos médios, e melhora passageira nos casos graves.

No entanto, é sobretudo nos casos de tuberculose cirurgica e ocular que se pode mais facilmente tomar conta da acção especifica da vacinoterapia.

Por mais sceptico que se seja não se pode negar a acção da vacina em presença de uma velha fistula que se fecha para sempre depois de uma unica injecção.

Mas a acção da vacinoterapia de Friedmann não é só curativa. A sua acção profilatica é imensa. Na Alemanha vacina-se actualmente quasi todas as crianças recemnascidas saidas de uma fonte de tuberculose ou toda a criança que apresente um “Pirquet” positivo. Se é bom ter um meio terapeutico para combater a tuberculose declarada é, com efeito, infinitamente preferivel impedir a sua aparição.

Em muitas familias tuberculosas tem-se verificado que só a criança vacinada com esta vacina tem sobrevivido.

A bibliografia sobre este assunto é muito numerosa; citam-se mais de 600 publicações, sendo uma das mais importantes a monografia publicada em françes pelo medico polaco Dr. Krigeski, que ha muitos anos exerce clinica em França e dirige o Laboratorio de Biologia em Eparday (Marne). O sabio Professor Friedmann, que veiu á Madeira procurar alguns dias de repouso dignou-se visitar demoradamente, na terça feira passada o Hospicio D. Maria Amelia, onde fez 16 vacinações e prometeu continuar a interessar-se pelos doentes e orfãos internados neste estabelecimento de caridade.


Referência bibliográfica

[n.d.] - "Um sabio alemão na Madeira - O doutor Friedman, Professor da Cadeira de Tuberculose, na Universidade de Berlim, visita o Hospicio de D. Maria Amelia" in Diário dos Açores de 18 de Abril de 1925, nº. 9917, p. 1 (col. 6). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1192.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Adaptação Nacional

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema

Palavras Chave


Notícia