Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.1210)

O sr. dr. Lopo de Carvalho, que regressou ha pouco da Dinamarca, aonde fôra estudar a profilaxia contra a tuberculose e a aplicação da sanocrisina, concedeu ao “Diario de Noticias” a seguinte entrevista:

O corpo medico português é dos mais notaveis de todo o mundo. Os nossos clinicos têm afirmado brilhantemente, no estrangeiro, já em congressos, já em conferencias, as suas qualidades de erudição, de estudo e de investigação. O medico português, apesar de não ter laboratorios completos e, lutando muitas vezes contra deficiencias de toda a ordem, acompanha a evolução moderna da medicina, dando-lhe com brilho e clareza muitos subsidios, e mesmo algumas descobertas.

Acaba de regressar da Dinamarca, onde foi estudar a profilaxia, contra a tuberculose e a aplicação da “Sanocrysina”, o ilustre professor da Faculdade de Medicina e distintissimo tisiologo sr. dr. Lopo de Carvalho. A importancia do assunto, que pesa como um espectro sobre a  nossa raça, levou-nos a procurar o sr. dr. Lopo de Carvalho.

A entrevista abriu com a pergunta sacramental em casos tais:

(...)

- E desde ha muito que está organizada a luta contra a tuberculose?

- Data de 1875 a construção do primeiro hospital para tratamento de tuberculosos. Foi edificado em Refenoes, á beira mar. A esse, outros se lhe seguiram, como o de Hellebaek, o de Wejleford, etc. Por outro lado foi a Dinamarca o primeiro país escandinavo que instituiu um sistema seguro de declaração obrigatoria da tuberculose, em ordem a poder pôr em execução e com o maior rigor todas as medidas julgadas indispensaveis para evitar a propagação do mal.

- O Estado subvenciona a luta contra a tuberculose?

- Sem duvida e de uma forma digna de ser conhecida. Não só subvenciona generosamente a edificação de um grande numero de instituições destinadas ao tratamento da doença (hospitais, sanatorios, dispensarios, etc), como toma ainda a seu cargo um quinhão consideravel na manutenção dessas instituições. Assim para os indigentes contribui o Estado com uma média de ¾ a 5/6 da despesa por eles feita.

(as municipalidades também contribuem no auxilio a familias que tenham algum elemento internado em sanatório. A mortalidade tem diminuido, em 22 anos quase a um terço. No que se refere à Sanocrisina, ainda é prematuro afirmar que cura a tuberculose, em todas as suas formas. O médico afirma que realmente é eficaz na cura de determinada estirpe. De outra forma poderá criar ainda mais problemas aos doentes. O médico prepara uma conferencia em conjunto com Carlos Santos filho, na Sociedade de Ciencias Medicas. Trouxe alguns exemplares de Sanocrisina. A tuberculose era tambem tratada com recurso a raios X, utilizado pelo Prof. Bacmeister).


Referência bibliográfica

[n.d.] - "A tuberculose, flagelo horroroso da humanidade - A sanocrisina debela o terrivel mal? - A interessante entrevista com o ilustre professor sr. dr. Lopo de Carvalho, que regressou agóra da Dinamarca, aonde foi estudar a profilaxia contra aquela doença" in Diário dos Açores de 9 de Junho de 1925, nº. 9958, p. 1 (col. 1-3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1210.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Opinião

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema

Palavras Chave


Notícia