Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.1214)

(o conferencista é professor de educação fisica e guarda-mor chefe da Estação de Saude, a conferencia realizou-se às 9 da noite, durou 1,30h. Esta foi a sua segunda conferencia, a primeira teve como tema o alcoolismo).

(...)

Uma das importantes funções da pele é a respiração, pois que a pele tem uma função identica á dos pulmões, e assim, julga indispensável dar uma idéa, ainda que rapida, do que é essa importante função, sem a qual não ha vida.

A vida é uma oxigenação. O homem nasce, vive e morre n’um meio aereo; póde viver dias sem comer nem beber, mas não pode viver horas sem respirar.

O musculo que assegura a nutrição gazoza, função vital inicial, é o diafragma. Como o coração, este musculo jámais descança, do nascimento á morte. A vida inicia-se por uma inspiração e termina por uma expiração.

Onde vamos buscar o oxigenio? – pregunta o sr. dr. Cimbron. Ao ar que nós respiramos, que é uma mistura que tem como elementos principais o oxigenio e o azote, na proporção de 21 volumes de oxigenio para 79 de azote. No ar encontra-se, também, acido carbonico, oxido de carbone, vapor d’agua e outros gazes mal conhecidos, tais como o neon, o cripton, o metargon, o helien, o xénon.

O homem póde viver só momentaneamente, n’uma atmosfera na qual a proporção de oxigenio tenha baixado a 15 por 100, limite inferior que não póde ser ultrapassado.

Entrando depois propriamente no assunto, o orador afirma que a pele desempenha na economia importantes funções: 1º - função respiratoria, 2º - secreção sebacea; 3º - secreção de suor; 4º - sentido de tacto; 5º- sentido de logar; 6º- sentido de pressão; 7º - sentido de temperatura.

Os orgãos respiratorios da pele são em glandulas sudoriferas. Pela pele absorve-se uma porção de oxigeneo quasi egual ao anhidrido carbonico eliminado; assim, os fisiologistas calculam que o oxigenio absorvido pela pele está para o absorvido pelo pulmão na proporção de 1:180 e a do anhidrido carbonico eliminado na proporção de 1:220, o que nos indica que a função respiratoria de pele é fraca.

O suor segregado pelas sudoriferas, 2 a 3 milhões, é, ora um liquido apreciavel á vista, ora um vapor que resulta da evaporação de pequenas quantidades de suor.

O suor varia de acidez segundo os individuos e dáí o cheiro especial que têm certas pessoas.

O papel mais importante do suor é a refrigeração do corpo.

(o artigo continua com as caracteristicas do suor, das glandulas sebaceas, sobre os micro-organismos da pele, higiene da pele).


Referência bibliográfica

[n.d.] - "No Club União Micaelense - A Conferencia do sr. dr. Augusto Cimbron Borges de Souza sobre A pele, suas funções e higiene" in Diário dos Açores de 22 de Junho de 1925, nº. 9967, p. 1 (col. 1-3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1214.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Opinião

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema

Congresso
Popularização da Ciência
Educação Cientifica
Palavras Chave


Notícia