(o conferencista é professor de educação fisica e guarda-mor chefe da Estação de Saude, a conferencia realizou-se às 9 da noite, durou 1,30h. Esta foi a sua segunda conferencia, a primeira teve como tema o alcoolismo).
(...)
Uma das importantes funções da pele é a respiração, pois que a pele tem uma função identica á dos pulmões, e assim, julga indispensável dar uma idéa, ainda que rapida, do que é essa importante função, sem a qual não ha vida.
A vida é uma oxigenação. O homem nasce, vive e morre n’um meio aereo; póde viver dias sem comer nem beber, mas não pode viver horas sem respirar.
O musculo que assegura a nutrição gazoza, função vital inicial, é o diafragma. Como o coração, este musculo jámais descança, do nascimento á morte. A vida inicia-se por uma inspiração e termina por uma expiração.
Onde vamos buscar o oxigenio? – pregunta o sr. dr. Cimbron. Ao ar que nós respiramos, que é uma mistura que tem como elementos principais o oxigenio e o azote, na proporção de 21 volumes de oxigenio para 79 de azote. No ar encontra-se, também, acido carbonico, oxido de carbone, vapor d’agua e outros gazes mal conhecidos, tais como o neon, o cripton, o metargon, o helien, o xénon.
O homem póde viver só momentaneamente, n’uma atmosfera na qual a proporção de oxigenio tenha baixado a 15 por 100, limite inferior que não póde ser ultrapassado.
Entrando depois propriamente no assunto, o orador afirma que a pele desempenha na economia importantes funções: 1º - função respiratoria, 2º - secreção sebacea; 3º - secreção de suor; 4º - sentido de tacto; 5º- sentido de logar; 6º- sentido de pressão; 7º - sentido de temperatura.
Os orgãos respiratorios da pele são em glandulas sudoriferas. Pela pele absorve-se uma porção de oxigeneo quasi egual ao anhidrido carbonico eliminado; assim, os fisiologistas calculam que o oxigenio absorvido pela pele está para o absorvido pelo pulmão na proporção de 1:180 e a do anhidrido carbonico eliminado na proporção de 1:220, o que nos indica que a função respiratoria de pele é fraca.
O suor segregado pelas sudoriferas, 2 a 3 milhões, é, ora um liquido apreciavel á vista, ora um vapor que resulta da evaporação de pequenas quantidades de suor.
O suor varia de acidez segundo os individuos e dáí o cheiro especial que têm certas pessoas.
O papel mais importante do suor é a refrigeração do corpo.
(o artigo continua com as caracteristicas do suor, das glandulas sebaceas, sobre os micro-organismos da pele, higiene da pele).
[n.d.] - "No Club União Micaelense - A Conferencia do sr. dr. Augusto Cimbron Borges de Souza sobre A pele, suas funções e higiene"
in Diário dos Açores
de 22 de Junho de 1925, nº. 9967, p. 1 (col. 1-3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1214.