Texto da entrada (ID.1217)
A Companhia Marconi telegrafou ontem ao sr. João Maria Carreiro, digno chefe dos serviços radiotelegraficos de Cabo Verde, pedindo-lhe a sua ida imediata a Lisboa afim de ali tratar de assuntos que se relacionam com a efectivação do contrato assinado por aquela companhia e o governo portugues para a montagem da rede radio-telegrafica, ligando Portugal ás Colonias e do qual faz parte a montagem duma estação patente nesta ilha.
Presume-se, pela urgencia do pedido feito ao Sr. Carreiro, que aquela Companhia pretende dar inicio imediato ás montagens.
As primeiras estações são as de Lisboa, Madeira, S. Miguel. S. Vicente de Cabo Verde, S. Thomé, Angola e Moçambique, sendo a de maior potencia, 75 kw, em S. Vicente de Cabo Verde, que alem de servir de relais ás estações de Lisboa e Colonias, garantirá sempre comunicações com o Norte da Europa, Canadá, Argentina e União Sul Africana.
Já se acha em Lisboa pessoal da Companhia Marconi, entre o qual se encontra o engenheiro Il. Tisshaw, montador da estação de Timor e da rêde radio-telegrafica de Cabo Verde e que recentemente esteve em Portugal introduzindo todos os melhoramentos modernos nas estações dos navios de guerra portugueses.
Será desta vez que S. Miguel terá uma instalação radio-telegrafica digna da posição geografica em que se encontra?
O Sr. Carreiro, a quem felicitamos pelo honroso convite que acaba de receber, segue no paquete “Funchal”.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "A rêde radio-telegrafica entre Portugal e as colonias - Vamos finalmente ter uma estação potente n’esta ilha?"
in Diário dos Açores
de 27 de Junho de 1925, nº. 9971, p. 1 (col. 1). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1217.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Comunicações
Palavras Chave
Notícia