Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.1221)

Flammarion não era só o astronomo ilustre que vulgarisou a astronomia de maneira a todos poderem alcançar um certo numero de conhecimentos que a tornam recreativa e por isso mesmo acessivel a qualquer mortal que deseja conhecer um pouco do céu.

Flammarion era tambem um grande observador, um profundo pensador, um espirito revestido de uma logica brilhante, perante a qual todos se curvam! Flammarion era um simples que vivia da propria luz da sua alma, tinha o condão de “saber ouvir, o que não é muito vulgar. Tudo e todos lhe serviam de observação e de estudo. Era um erudito luminoso e um “charmeur” que atraia a si o mundo inteiro.

Foi um ente privilegiado e feliz. A sua primeira mulher adorava-o como a Deus e a segunda sentia por ele a maior das admirações.

Flammarion não era rico, mas não lhe faltava nada; ganhava muito, porque os seus artigos eram pagos a peso de ouro; as suas obras são inumeras e as ofertas eram muitas. Vivia como rico – mas pelo seu trabalho. As suas observações psiquicas são de uma clareza especial.

Apesar do trabalho que lhe dava o seu Observatorio de Juvisy, passou parte da sua longa vida preocupado pelo terrivel misterio da Morte, o que lhe fez escrever varias obras sobre o assunto: “L’Inconnu”, “Avant la Mort”, “Pendent la Mort”, “Aprés la Mort”, “Les maisons hautiés” e um ultimo – “Les Fantômes  devant les Sciences d’Observation”, que ainda estava em preparação.

N’estes livros Flammarion prova a existencia de uma outra vida por imensos factos entre os quais estão autenticados por testemunhos de valor e outros por processos juridicos.

Que a nossa saudade vôe até onde ele estiver e possa ele de alguma forma vir-nos demonstrar que “se não enganou no seu caminho” como Santa Tereza do Menino Jesus o veio afirmar nos seus conhecidos milagres.

M. Frondoni-Lacomb


Referência bibliográfica

M. Frondoni-Lacomb - "A morte de Flammarion - Morreu um dos maiores vultos que atraiu a atenção do mundo inteiro" in Diário dos Açores de 6 de Julho de 1925, nº. 9977, p. 1 (col. 4). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1221.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Adaptação Internacional

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Astronomia
Outros

Personalidades
Palavras Chave


Notícia