Texto da entrada (ID.1246)
Foram as Régias Escolas de Cirurgia de Lisboa e Porto fundadas no ano de 1825. Até essa data, em Lisboa, funcionára, apenas, o antigo curso de anatomia, iniciado em 1556. Só mais tarde, em 1836 foi inaugurada a Escola Medico-Cirurgica, depois substituida, em 1911, pela actual Faculdade.
(relato das comemorações, o director em 1925 era Azevedo Neves, director da Faculdade de Medicina de Lisboa e do Instituto de Medicina Legal. Anunciam-se três conferencistas: Ricardo Jorge, Egas Moniz e Belo Morais. Lições realizadas por Pulido Valente, Henrique de Vilhena e pessoal do Instituto de Anatomia, dr. Cardoso Pereira, Moreira Junior, Ferreira de Mira, Carlos França e Melo Breyner.)
Uma exposição medico-historica, nucleo dum futuro museu de arte medica
A grande comissão organizadora das festas de homenagem é composta pelos (nomes referidos acima, está encarregada de organizar uma exposição retrospectiva de medicina).
Esta curiosa exposição servirá de nucleo a um futuro museu de arte medica, para o qual já foram enviados preciosos exemplares, tais como livros antigos, receitas de medicos já falecidos e objectos que despertam interesse sob o ponto de vista clinico.
(...)
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Regia escola de Cirurgia de Lisboa - A comemoração do 1º centenario da sua criação realizar-se-ha, com particular brilho, Outubro proximo"
in Diário dos Açores
de 6 de Agosto de 1925, nº. 10004, p. 2 (col. 1-2). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1246.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Palavras Chave
Notícia