Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.1252)

Vacina preventiva contra a tuberculose

O professor Calmette, subdirector do Instituto Pasteur de Paris, fez à Academia de Medicina uma importante comunicação sobre os resultados obtidos na vacina preventiva dos recem-nascidos.

Recordando a comunicação feita ha um ano em seu nome e no do dr. Guérin, o dr. Calmette disse que os resultados da sua vaccina são tão satisfatorios como se podia desejar.

Nenhum dos 173 recem-nascidos, que foram vacinados no primeiro trimestre de 1923, isto é, há três anos, morreu de nenhuma reacção tuberculosa, 94 destas creanças, examinadas no começo da primavera, estavam de perfeita saude e cresciam normalmente.

Desde o dia 1 de julho de 1924 até 1 de julho de 1925, 2 070 recemnascidos foram vacinados em França e na Belgica sem nenhum acidente.

O metodo de aplicação é dos mais simples: basta fazer ingerir três vezes, com o intervalo de 48 horas, á creança recem-nascida, desde o terceiro até ao décimo dua, após o nascimento, uma dose de vacina numa pequena colher de leite.

As tentativas da mesma vacina, em macacos e bovideos, deram a estes animais uma manifesta resistencia á infecção tuberculosa.

Um dia virá sem duvida em que se vacinarão as creanças contra a tuberculose como hoje se vacinam contra a variola e contra a febre tifoide. 


Referência bibliográfica

[n.d.] - "Milagres da sciencia" in Diário dos Açores de 11 de Agosto de 1925, nº. 10008, p. 1 (col. 5). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1252.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Adaptação Internacional

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema

Palavras Chave


Notícia