Texto da entrada (ID.1255)
Lemos no “Seculo" a seguinte interessante informação assinada pelo ilustre clinico sr. D. Tomaz de Melo Breyner
“O meu amigo José Soares, distinto consul de Portugal em Liverpool, teve a gentileza e a bôa idea de me mandar um livro que se chama “O cancro, qual a sua causa e como póde ser evitado”.
A obra é escrita em inglez pelo sr. Ellis Barker, conhecido e apreciado publicista, autor de muitos trabalhos sobre Sociologia e politica mundial.
(mesmo sem ser medico, a obra é prefaciada por um conhecido cirurgião, Sir W. Arbuthnot Lane, entre outras coisas diz que o cancro é uma doença da civilização e portanto desconhecida das tribos primitivas.)
Não deixem, pois, os cientistas, e tambem aqueles que o não são, de ler uma obra feita em linguagem e termos ao alcance de todos por um homem de grande entendimento, de muita sabedoria e tambem de vastos recursos pecuniarios, pois um livro, como o seu, com estatisticas de ordem variada, relatos de longas viagens, indagações de toda a especie e feitas com a maior probidade, só pode levá-lo a cabo quem tenha muito dinheiro á sua disposição.
(...)
Referência bibliográfica
Tomaz de Melo Breyner - "O cancro - Qual a sua causa e como pode ser evitado"
in Diário dos Açores
de 24 de Agosto de 1925, nº. 10018, p. 1 (col. 5). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1255.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Educação Cientifica
Publicação Cientifica
Palavras Chave
Notícia