Texto da entrada (ID.1264)
Em 25 de Abril deste ano, o “Comité” dos Eletricistas russos celebrou o trigesimo aniversario da demonstração, feita por A. Popoff do primeiro modelo do aparelho utilisando o tubo de Branly e “capaz”, segundo declaração do inventor de ser utilisado na transmissão dos sinais a distancia, por meio das oscilações electricas de muito alta frequencia.
A demonstração do primeiro receptor de Popoff realisou-se na reunião da Sociedade Fisico-Quimica da Russia, em 21 de março de 1895, isto é, dois anos antes das primeiras experiencias de Marconi.
As experiencias de Popoff foram retomadas em 1896, sob a protecção do Ministerio da Marinha. Durante esses trabalhos, foi Popoff quem, pela primeira vez, separou a antena do vibrador e empregou os circuitos oscilantes fechados, como intermediarios entre a antena e o vibrador.
Por ocasião das primeiras experiencias de Marconi, Popoff havia já realisado comunicações sem fios à distancia de 5 quilometros, utilisando uma antena de 18 metros.
O professor Lebedinsky, director do laboratorio de T. S. F. do governo russo, e amigo de Popoff exprime-se assim na revista “Electritchesivo”:
“Tendo sido Popoff não apenas que primeiro realisou a radio transmissão, mas a pessoa que muito tempo antes lhe indicará os principios fundamentais, deve ser, com toda a justiça, reconhecido o inventor da telegrafia sem fios.”
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Quem realizou a primeira comunicação por T. S. F."
in Diário dos Açores
de 25 de Setembro de 1925, nº. 10046, p. 1 (col. 7). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1264.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Comunicações
Educação Cientifica
Palavras Chave
Notícia