Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.1277)

Chegou no dia 16 ao campo de aviação de Alverca, o avião “Junker’s”, vindo de Madrid, a fim de preparar a realização de viagens aereas regulares para fins comerciais, entre as duas capitais da peninsula.

Uma missão que de Lisboa fôra a Madrid, foi ali carinhosamente acolhida, quer pelo nosso ministro sr. Melo Barreto, quer pelos elementos mais graduados da aviação espanhola.

(...)

A viagem fez-se magnificamente

Durante toda a noite chovera torrencialmente em Madrid.

O avião que é um enorme e potente aparelho de tres motores, todo construido em duraluminio. (acompanharam-no uns aviões Havilland 100 e 131, pilotados por espanhóis. O avião desceu a Toledo, a procurar a linha do Tejo, que seguiu até Portugal, o percurso foi feito com vento em contrário, no entanto o avião tinha estabilidade. Seguem-se as horas em que o avião passou por determinadas localidades, tendo chegado a Alverca às duas horas, não aterra e passa por cima de Lisboa.)

Quando o aparelho voava sobre a cidade, foi lançado de bordo um pequeno saco, com uma bandeira portuguesa, conduzindo três cartas, uma dirigida ao sr. Presidente da Republica, outra ao chefe do governo e outra para o sr. ministro dos Estrangeiros.

O saco foi cair na cêrca do Liceu de Gil Vicente, de onde seguiu num automovel para a Presidencia da Republica. Essas cartas haviam sido entregues aos pilotos em Quatro Vientos pelo nosso ministro sr. Melo Barreto.

Tambem de bordo do aparelho foram largados sobre a cidade e varias povoações do trajecto os seguintes manifestos:

“Á cidade de Lisboa – De bordo do avião “Junker’s” – o iniciador das carreiras aéreas em Portugal – que acaba de percorrer 2.800 quilometros, sobre seis paises diferentes, desde Malmoé (Suecia) até á capital portuguesa – todos nós, estrangeiros e portugueses, passageiros e tripulantes, saudamos, enternecidamente, o povo de Lisboa.

A vinda do “Junker’s” a Portugal representa a realização duma grande aspiração que nada explica que não se tenha ainda efectivado.

Coube à Empresa Tecnica Industrial, Limitada, representante da casa “Junker’s”, a gloria de tão util iniciativa.

Portugal que, em aviões, segundo o testemunho de Sarmento de Beires, está atrasado cinco anos, fica, desde hoje, por intermedio do “Junker’s”, em contacto com a ultima palavra da navegação aérea.

Este avião – do qual estamos contemplando agora as maravilhas de Lisboa – é o primeiro avião comercial, o primeiro inteiramente metalico e o primeiro com três motores que vem a Portugal.

Para o Povo de Lisboa e para a gloriosa Aviação portuguesa vão as mais sinceras saudações de todos nós.

A bordo do avião “Junker’s” – Novembro de 1925.”

(o avião retorna a Alverca, o avião vinha pilotado por 2 pilotos, um sueco e outro alemão, tendo como passageiros o Sr. Mouths, da casa J. Wimmers e Cª, que deu vivas a Portugal enquanto abria uma garrafa de champagne, outros passageiros eram portugueses e estrangeiros, (os estrageiros – jornalista sueco Franchell, jornalista espnahol não nomeado, um fotografo Alonso, tambem espanhol). Os passageiros portugueses eram: o comandante Aires de Sousa, director da Aeronautica Naval, major Cifka Duarte, director do Aero Club, dr. Armando Cortesão, agente geral das Colónias, engenheiro Gabriel Ramir dos Reis e o sr. Felix Correia, que representava a Havas (agencia de noticias). Enquanto desciam os passageiros afirmavam que o aparelho era “soberbo”, “parece mesmo que se viaja no “Sud”.

(O aparelho veio sempre com uma velocidade media de 150 km hora, altura de 200 a 500 metros. 3 motores com 195 cavalos cada. O aparelho com os passageiros pesa 6 toneladas. Saiu de Quatro Vientos com 1.200 quilos de benzol, tendo chegado a Alverca com 700).


Referência bibliográfica

[n.d.] - "O avião Junker’s - A viagem Madrid-Lisboa" in Diário dos Açores de 4 de Dezembro de 1925, nº. 10103, p. 1 (col. 6-7). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1277.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Adaptação Nacional

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Sistema de Transporte

Viagem/Expedição
Palavras Chave


Notícia