Texto da entrada (ID.1287)
“Le Monde illustré” narra curiosas experiencias de vegetação instantanea.
O auctor d’essas experiencias, feitas perante algumas pessoas, é o conde de Sarâk, pertencente á seita dos yoguism, fanaticos do Indostão.
O conde de Sarâk toma terra, que os assistentes pódem examinar e revolver á vontade. Estende-se essa terra sobre uma mesa. Um dos assistentes faz n’ella buracos; com um lapis e em cada buraco mette um grão de trigo ordinario; depois cobrem os buracos e um dos assistentes rega a terra. O yogui, com um habito branco, approxima-se então, e executa “passes”, por cima e por debaixo da terra semeada, e entra em verdadeiros transes, correndo-lhe o suor pelo rosto.
E os grãos de trigo germinam então, perfuram a terra e apparecem rebentos de herva verde; em oito minutos, diz o mencionado jornal, o pequenino e reduzido prado está constituido.
Estas experiencias não são novas. Os derviches e os japonezes fazem-se analogas. D’onde provém essa força vegetativa? Verifica-se o facto, sem o poder explicar.
Referência bibliográfica
Mercurio - "Casos e notas - Vegetação instantanea"
in Diário dos Açores
de 8 de Janeiro de 1908, nº. 4980, p. 1 (col. 2-3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1287.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Ciências da Natureza
Palavras Chave
Notícia