Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.129)

A indistria mineira quasi não dá signaes de vida, mencionarei no entanto alguns lavadouros de ouro, visinhos do golfo, os quaes estão revelando abundância de jazigos fecundos. O que é facto é que este velho solo cheio de prata encerra carvão de pedra, talco e mármores de innumeraveis variedades.

Effectuam-se poderosos melhoramentos que despertarão em Guatemala essa multidão de riquezas adormecidas: a ligação da linha férrea, chamada do Norte, que parte do Porto Barrios, no Atlantico; o caminho de ferro central que communica directamente com o S. José e entronca com o occidental, indo até ao canal do Panamá. Se o caminho de ferro interioceanico e a sua proximidade com a grande via marítima dos dous mundos impozerem a Guatemala a exploração de suas riquezas, pode o capital dos naturaes continuar insociável e occulto; mas virá o capital estrangeiro se faltarem os braços, a immigração os dará; e se não houver correntes directoras para a acção commum, passará a corrente universal, deixando atraz de si a intelligencia e a energia precisas


Referência bibliográfica

[n.d.] - "Carta da América Central – Guatemala, 28 de Dezembro (Corresp. part. Do Commercio do Porto)" in Commercio do Porto de 26 de Janeiro de 1905, nº. 22. Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=129.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Notícia Original

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Indústria

Palavras Chave


Notícia