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Os aperfeiçoamentos da photographia, permittindo obter em flagrante as atitudes mais diversas, trouxeram uma grande vantagem a este pequeno aparelho.
Aqui cabe a gloria a sabios franceses, que conseguiram resolver um problema á primeira vista inacessival [sic] - a producção de imagens photographicas, sucedendo-se em tempos muito proximos.
Entre 1873 e 1878 tiveram exito as experiencias de Cornu e Marey neste sentido. O primeiro dirigindo-se á astronomia, obteve tres ou quatro imagens do mesmo astro na mesma chapa sensivel, em phases distinctas. Ophyrico Marey, universalmente admirado pelas suas bellas experiencias, executadas com uma elegancia que não excluia o rigor scientifico, apresentou os primeiros trabalhos de chronophotographias em intervallos muito curtos e denunciando atitudes que a vista só por si não póde fixar, tão velozmente ellas se precipitam, por exemplo no galope de um cavallo, no vôo de uma ave.
Varios aparelhos se inventaram para alcançar este desideratum, tendo como fito a analyse do movimento, cuja utilisação na arte, na sciencia, na pintura e na physiologia é de um grande alcance.
Um dos mais elementares é o revolver photographico de Janssen, cujo orgão essencial é uma chapa sensibilisada, que recebe as imagens em varios sectores, postos uns atraz dos outros em face de uma pequena abertura por efeito de uma mola similhante á que move o tambor de um revólver. D’ahi a passar-se para a realisação de longas series de imagens em uma tira impressionavel, a qual se desenrola por detraz de um obturador photographico, alternativamente aberto e fechado em tempos eguaes, foi uma tarefa relativamente facil.
Um bom resultado d’estas notaveis experiencias, por meio das quaes se decompõe o mais complexo movimento nas suas phases elementares, suscitou, como era de esperar, a idéa da sua recomposição. Demeny tentou aplicar o chrono-photographo de Marey ao ensino dos surdo-mudos, tornando reversivel o mechanismo, e fazendo perpassar deante delles os gestos seguidos para a emissão dos diferentes sons.
Em 1889, Edison vendo o apparelho de Marey transforma-o pelo emprego da tira de celluloide e dá-lhe o nome de kinetoscopio ou cinetoscopio. Dentro dos quatro annos seguintes estava inventado o cinematographo, tal como hoje o admiramos, com pequenas divergencias de pormenor. Data de 1893 a primeira patente relativa a este invento, requerida pelos irmãos Lumiére, já celebres pelas suas interessantes descobertas no campo inexhaurivel da photographia.
A popularidade do cinematographo deve-se sem duvida á propriedade e exactidão com que elle, por intervenção da arte que poderiamos denominar hoje dos Lumière, cujo nome é symbolico dos progressos della, nos faz assistir á reprodução de scenas, umas de um realismo intenso, outras de uma graciosa phantasia, dando-nos uma impressão de vida, que não póde deixar de emocionar-nos, que nos provoca momentaneamente uma ilusão alegre ou assustadora, conforme o assunto.
Conclue
Bettencourt Ferreira
Referência bibliográfica
Bettencourt Ferreira - "Actualidades Pela sciencia - O cinematographo – Principio em que se funda – Persistencia de imagens na retina – Aparelhos diversos em que este principio se aplica – Experiencias de Cornu e Marey – Chronophotographia – Aplicação ao ensino dos surdo-mudos – O invento de Lumiére – Machinismo de Gaumont (com o phonographo) – A popularisação do cinematographo"
in Diário dos Açores
de 14 de Janeiro de 1908, nº. 4985, p. 1 (col. 5-6). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1294.
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