Texto da entrada (ID.1300)
Foram na conformidade dos mais annos, distribuidos ultimamente os premios Nobel, sendo conferidos:
(...)
O de physica a A. Michelson, de Chicago.
O de chimica a Buchner, de Berlim.
O de medicina o dr. Laveran, de Pariz.
(...)
Cada um dos laureados recebeu, além do premio, que se eleva este anno a 34.304$140 réis fortes, um diploma e medalha de ouro.
(...)
Alberto Abraham Michelson, subdito allemão naturalisado americano, nasceu na Prussia em 1852 e é professor desde 1893 na Universidade de Chicago. Publicou obras importantes sobre physica, em particular sobre a theoria do microscopio e do telescopio, etc. Os seus trabalhos permittiram tornar mais fructuosas as observações telescopicas.
Hans Buchner é bem conhecido no mundo das sciencias. O seu principal titulo scientifico é ter descoberto a verdadeira theoria das leveduras ou fermentos.
Dr. Laveran, nasceu em Metz e tem 64 annos de edade. São importantissimos os seus trabalhos sobre os hematozoarios do sangue, o paludismo, a doença do somno e o papel perigoso que representam os mosquitos na propagação das epidemias. É membro da Academia de medicina de Paris e da Academia das sciencias.
Referência bibliográfica
Mercurio - "Casos e notas - Os premios Nobel"
in Diário dos Açores
de 25 de Janeiro de 1908, nº. 4995, p. 1 (col. 3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1300.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Outros
Personalidades
Palavras Chave
Notícia