Texto da entrada (ID.1308)
Em um extracto publicado no Seculo de uma sessão da Academia das Sciencias de Portugal, encontramos o seguinte com referencia ao distincto fayalense o tenente sr. Mello e Simas, que é já hoje figura notavel da sciencia em Portugal em Portugal, e, fóra do meio açoreano, um representante da mentalidade d’este mesmo meio.
“O sr. Mello e Simas mostrou como o desenvolvimento da sciencia obrigou a especialisar os assumptos da astronomia, expondo, em seguida, valiosas considerações attienentes a provar que se observam as mesmas leis fundamentaes, desde a cosmologia até á sociologia. É asim que, por exemplo, as gravitações estudadas pela mechanica celeste teem immensa analogia com os phenomenos sociologicos onde o interesse se pode symbolisar pela força centripeta e atendencia para a liberdade pela força centrifuga. O orador fez depois um interessante esboço comparativo dos differentes ramos da astronomia physica, photographia celeste, espectroscopia, etc.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Tenente Simas"
in Diário dos Açores
de 1 de Fevereiro de 1908, nº. 5001, p. 2 (col. 3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1308.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Astronomia
Palavras Chave
Notícia