Texto da entrada (ID.131)
No vasto recinto de Fradellos, onde se acha installada a casa-eschola dos bombeiros municipaes, verificaram se hontem, ao meio dia, as experiencias com o extinctor de incêndios Machiaux, sendo para esse effeito levantado um barracão de madeira devidamente embebido em alcatrão e petróleo.
Na presença de varias pessoas convidadas para assistir ás experiencias, o inventor, mr. Levy, ordenou que fosse lançado fogo no barracão.
Quando o foo lavrava com mais intensidade, o snr. Tavares, empregado da casa José Montenegro & C.ª, representante n’esta cidade da casa constructora, applicou o apparelho á fogueira, a qual foi immediatamente extinta.
Seguidamente foi lançado fogo a uma porção de pixe, petróleo e alcatrão, que se accumulavam em uma cavidade aberta no recinto, sendo a chamma também promptamente extincta.
No intuito das pessoas mais retardatárias poderem conhecer de perto o referido apparelho, ordenou ainda mr. Levy que fosse novamente lançado fogo ao barracão, sendo d’esta vez exticto pelos bombeiros municipaes nº 38 e 41, com o emprego do referido apparelho.
Todas as experiencias deram o melhor resultado, sendo o inventor mt solicitado por todos os assistentes, os quaes foram unanimos em tecer-lhe elogios.
A’s experiencias, que terminaram á uma hora e meia da tarde, assistiram differentes officiaes do exercito, o snr. Capitão Arthur Ramos, inspector dos bombeiros municipaes, e seus ajudantes, alguns dos seus subordinados, vários bombeiros voluntários e muitas outras pessoas.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Experiencias de um extinctor de incendios"
in Commercio do Porto
de 26 de Janeiro de 1905, nº. 22. Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=131.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Vida Urbana
Palavras Chave
Notícia