Texto da entrada (ID.1310)
Um grupo de enthusiastas da oceanographia e da meteorologia maritima organisou em França uma expedição, que se dirigirá ás regiões arcticas, não com o fim de chegar ao pólo norte nem de avançar mais que os exploradores precedentes, mas com o intento de descobrir novas zonas apropriadas para a pesca e de reconhecer territorios em que se crê existem jazigos mineraes de consideravel valor.
Primeiramente farão excursões e observações scientificas nas bahias de Nova Zembla e em todo o mar de Kava, e depois percorrerão regiões marinhas situadas mais ao norte e não estudadas ainda.
D’este modo, ao mesmo tempo que poderão resolver alguns problemas scientificos, pensam abrir um novo campo de operações para os navios francezes que se consagram á pesca e á industria mineira, com o que não só se beneficiará a França, mas toda a Europa.
A expedição partirá em principios da primavera, empregará dous mezes em reconhecer as costas e territorios de Nova Zembla e destinará o verão a investigar as zonas maritimas situadas mais a norte.
Referência bibliográfica
Mercurio - "Casos e notas - Expedição ás regiões arcticas"
in Diário dos Açores
de 4 de Fevereiro de 1908, nº. 5003, p. 1 (col. 3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1310.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Palavras Chave
Notícia