Texto da entrada (ID.1317)
I- Tuberculose
Continuação
Na primeira geração dos alcoolicos predominam a hysteria, a neurasthenia, a chorêa e os tremores. Bourneville refere ter encontrado 244 filhos epileticos descendentes de 162 familias em que o pae ou a mãe eram alcoolicos; Kovalewsky contou 100 epilepticos em 60 familias identicas.
Pelo que respeita ás manifestações mentaes da geração dos alcoolicos, encontram-se desde as mais elementares ás mais complexas. Debilidade mental com fraqueza de memoria, preguiça intellectual, impossibilidade de fixar por muito tempo a attenção; imbecilidade, idiotia, syndromas episodicos formados por obsessões e impulsões variaveis, delirios allucinatorios com ponto de partida em sonhos e pesadelos; estados melancolicos e maniacos são estigmas frequentes d’encontrar nos heredo-alcoolicos.
Entre as obsessões e impulsões dos heredo-alcoolicos apparece com frequencia a dipsomania, que se caracterisa por necessidades periodicas intermittentes, imperiosas e irresistiveis de beber. O heredo-alcoolico em presença das bebidas alcoolicas sente-se presa d’uma anciedade intensa que só lhe passa com a satisfação do seu desejo.
Para verdes o futuro da familia d’um alcoolico, citar-vos-ei a descendencia d’Ada Jurke, alcoolica e vagabunda, nascida em 1740 e fallecida em 1808: 142 mendigos, 64 asylados por mendicidade, 81 prostitutas, 76 criminosos. O dr. Lehman de Bonn, que seguiu durante muitos annos o descalabro d’esta familia, diz que ella custou ao estado, em 75 annos, 7 milhões de francos (1.750 contos de réis) gastos nas diversas formas d’assistencia.
Na sociedade o alcoolismo tem por principaes reflexos a criminalidade e os pesados encargos d’assistencia, para os paizes que n’ella pensam.
A embriaguez, pelos impulsos que provoca e pelo anniquilamento da consciencia que produz, é um factor criminal demonstrado pelas estatisticas de todos os tribunaes.
Assassinos 53% alcoolicos
Incendiarios 57% “
Vagabundos 70% “
Agressões e ferimentos 90% “
Em França, no departamento da Crense, em que se bebe pouco, ha um condemnado para 1504 habitantes, emquanto que no Senna Inferior, onde se bebe muito, ha um condemnado para 138 habitantes.
A criminalidade dos alcoolicos é, em geral, precoce e manifesta-se principalmente pelos delictos seguintes:
(...)
É tambem notavel a relação que ha entre os suicidios e o consumo d’alcool.
(...)
Vimos tambem que um dos remates do alcoolismo é a loucura que é proporcional ao consumo d’alcool.
(...)
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Propaganda contra a tuberculose - Conferencias realisadas no Atheneu Commercial pelo sr. dr. Henrique Maria d’Aguiar"
in Diário dos Açores
de 10 de Fevereiro de 1908, nº. 5008, p. 1 (col. 1-2). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1317.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Educação Cientifica
Palavras Chave
Notícia