Texto da entrada (ID.1330)
No dia 10 de fevereiro sahiram de New-york os automoveis inscriptos para a arriscada corrida automobilista organisada pelo jornal pariziense “Matin”.
Devem ser enormes as difficuldades a vencer n’essa corrida de 22.000 kilometros á roda do pólo, e as geladas planuras da Siberia e as passagens pedregosas de Alaska devem pôr à prova não só a resistencia do vehiculo, mas o temperamento de condições de touriste dos audazes viajantes.
Os automoveis que se disputam este campeonato mundial são oito: quatro americanos, tres francezes e um italiano.
Formam as equipes francezas: Automovel Dion Bouton, de 30 cavallos, pilotado por mr. Bourner, redactor do “Matin”, que é acompanhado pelo capitão norueguez Hansen e um mechanico.
Automovel Motobloc, de 24-30 cavallos, dirigido por mrs. Godert e Maurice Tivier, enviado por uma empreza cinematographica de Pariz.
Automovel Nauden, de 18 cavallos, pilotado por mr. Paris acompanhado do operador da casa cinematographica Pathé Frères.
A equipe italiana tem um carro Trust, de 24 cavallos, e vão n’elle Julio Sirtori, um mechanico e Scarfaglio, filho do director do jornal napolitano “Il Matino.
A Allemanha acompanha essa corrida, sendo representada por mr. Maass, com um automovel Protos, de quatro cylindros e de 35 cavallos.
Os restantes carros, até oito, são americanos. O “Journal”, de Pariz, enviou tambem um automovel com tres dos seus redactores, que se propõem fazer a corrida fóra de concurso.
Referência bibliográfica
Mercurio - "Casos e notas - O “raid” New york- Paris"
in Diário dos Açores
de 11 de Março de 1908, nº. 5032, p. 1 (col. 3-4). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1330.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Comunicações
Sistema de Transporte
Outros
Palavras Chave
Notícia