Texto da entrada (ID.1332)
Do Telegrapho, do Fayal:
De um nosso estimavel collaborador, que ha muitos annos tem acompanhado os estudos scismicos, recebemos a seguinte noticia, que gostosamente publicamos.
Desde o tremor de terra da noite de terça feira, só se teem sentido ligeiras trepidações, que indicam a saida de gazes por algum ponto fraco submarino a leste d’esta ilha, dónde pareciam proceder os impulsos. Parece, pois, que temos alguma razão para o socego dos espiritos sobresaltados por estes choques bruscos.
O ruido de que elles eram acompanhados indica que o fóco está distante de nós e a interrupção do cabo telegraphico justamente n’uma area de grande actividade vulcanica e desde o referido abalo de terça-feira, reforça esta opinião.
Lembramos que o mesmo cabo se fundiu n’uma extensão de muitas milhas em 8 de maio de 1902, por occasião do vulcão da Martinica, sentindo-se n’esta ilha apenas um ligeiro abalo.”
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Tremores de terra"
in Diário dos Açores
de 11 de Março de 1908, nº. 5032, p. 2 (col. 4). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1332.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Ciênias da Terra
Palavras Chave
Notícia