Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.1394)

Ondas hertzianas, que são, como já vimos, as grandes ondas concentricas que teem a propriedade de se propagar no espaço em correntes electricas, e que são similhantes, como já aqui foi dito, ao effeito que produz uma pedra deixada cahir na agua tranquila, determinando a formação de circulos concentricos que attingem uma circunferencia proporcional á grandeza da pedra ou á maior ou menor altura de que ella cahiu, tiram a sua designação do nome do auctor que descobriu esta propriedade da electricidade se propagar por ondulações, como o som e a luz, o engenheiro electricista allemão chamado Hertz, nascido em Hamburgo, em 1857, e fallecido em Bonn em 1894.

As suas notaveis experiencias sobre as ondulações electricas vieram confirmar a theoria de Maxwel sobre a mesma materia, e assim Marconi, precedido em 1895 pelo professor russo Papoff, que realisou as primeiras experiencias da emissão de correntes electricas sem fio, e por Branly nas experiencias do seu radio-conductor, não fez mais do que realisar uma applicação de principios e dar uma confirmação definitiva de um avanço pratico e assombroso ás experiencias iniciaes. Por isso é que o nome de jovem electricista italiano, a que aliás estão ligados os mais incessantes e consideraveis trabalhos para o supremo conseguimento d’esta extraordinaria invenção, bem como a lucta desesperante para a obtenção do elevado capital que era necessario para construir as instalações do seu systema telegraphico, por fim só o governo inglez attendeu, synthetisa a maravilhosa descoberta da telegraphia aerea.

Os seus apparelhos, que, desde 1896, Marconi aperfeiçoa, desfazendo, em lucta pertinaz, os grandes inconvenientes materiaes, ainda não vencidos em parte, como a possível interrupção hostil da emissão das suas telecommunicações, e desenvolvendo n’elles uma potencia cada vez maior para effectuarem a propagação das ondas ás grandes distancias, não attingiram ainda toda a perfeição, mas os progressos continuos a que esses aparelhos teem ido sendo submettidos, justificam bem a concepção de um tamanho ideal.

Os dados já aqui apresentados são d’isto não só animadores mas concludentes. Em 1899 Marconi obteve o primeiro triumpho notavel, fazendo communicar as duas costas ingleza e franceza.

Depois o seu triumpho, crescendo sempre, fel-o passar, por meio de antenas muito longas (50m) e polygonaes, com apparelhos poderosos, da conquista de um espaço de 48 kilometros para distancias no mar de 300 a 400 kilometros. E no seu aperfeiçoamento progressivo conseguiu alcançar em decurso de tempo não relativamente longo distancias de 2000 e de 3000 kilometros, e ainda outras superiores, dentro das quaes se acham já feitas numerosas installações na Europa, que cada vez mais se multiplicam e às quaes desde já se vae associar o projectado estabelecimento da telegraphia sem fio nos Açores, a melhoria valiosissima para as ilhas que ha tanto aspiravam por esse seu progresso.

Por elle podemo-nos desde já felicitar-nos e felicitar as nossas irmãs mais pequenas isoladas.

Em breve esperamos registar aos olhos do leitor o primeiro marconigramma, trocado nos Açores, que o será entre S. Miguel e Santa Maria, onde julgamos que primeiro será feita a inauguração.


Referência bibliográfica

[n.d.] - "Telegraphia sem fios - (A proposito do seu proximo estabelecimento nos Açores)" in Diário dos Açores de 5 de Maio de 1908, nº. 5074, p. 1 (col. 1-2). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1394.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Opinião

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Comunicações

Palavras Chave


Notícia