Texto da entrada (ID.1401)
Perante um auditorio quasi exclusivamente composto por membros do parlamento allemão, fez o sabio professor Koch na sala das sessões do Reichstag uma conferencia sobre a doença do somno.
Não é esta a primeira conferencia de Koch sobre o assumpto. Os largos mezes de experiencia adquirida na Africa allemã, onde recentemente dirigiu uma missão de estudo ficará celebre na historia da sciencia, excitaram a curiosidade do proprio imperador. Guilherme II pretendeu ouvir o anno passado uma sabia lição de medecina sobre o assumpto. Koch fez essa lição, deante da côrte e dos elementos aristocraticos, com a probidade que caracterisa o velho professor: e o Kaiser sentou-se nas bancadas dos alumnos, ao lado dos outros, como no tempo em que frequentava, ainda principe, a faculdade de Iena.
Na Allemanha só existe a côrte e o povo. Faltava o povo. Recebeu tambem essa mesma lição por intermedio dos seus deputados. Foi umas sessão extraordinaria de sensação.
Koch, saudado vivamente à entrada, começou por traçar as linhas geraes da etiologia da doença do somno - o mais terrivel inimigo das colonias, que actualmente, graças a uma organisação sensata, começa a ser combatido com exito muito lisongeiro, explicou como deve ser feita a lucta contra o agente da doença – o trypanosoma -, terrivel hospede do sangue, e contra a mosca transmissora d’esse micro-organismo. Exprime o seu vivo desejo de que todos os paizes ameaçados pela invasão do morbo, isto é, as potencias coloniaes – e entre ellas, naturalmente, Portugal – se unissem e marchassem de commum consenso para o mesmo fim: a destruição completa das condições em que a doença melhor se desenvolve, estabelecendo uma lucta efficaz, de forma a paralysar os effeitos d’ella. Este resultado, é sua convicção que a realisará dentro de alguns annos, o mais tardar. Não compartilha da opinião e dos receios de muitos, que temem a importação para a Europa do terrivel mal. A etiologia da doença do somno, que estudou profundamente, torna completamente infundados estes receios.
A conferencia terminou por uma serie de interessantissimas projecções luminosas, da immensa collecção que o illustre professor trouxe da sua viagem á Africa.
Mercurio
Referência bibliográfica
Mercurio - "Actualidades - O professor Koch e a doença do somno"
in Diário dos Açores
de 13 de Maio de 1908, nº. 5081, p. 1 (col. 4-5). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1401.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Palavras Chave
Notícia