Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.1469)

O eclypse do sol

A missão da Escola Naval que foi a Vizeu, sob a direcção do lente sr. Nunes da Matta, era composta dos lentes Hugo de Lacerda, e Ernesto de Vasconcellos, dos demonstradores Arnaldo da Fonseca e 1.º tenente Ayres de Sousa e 12 aspirantes de marinha, sendo quatro de cada um dos annos do curso.

Auxiliaram valiosamente a missão no momento do eclypse os officiaes de marinha srs. Gago Coutinho, Ramos da Costa e Costa Rodrigues.

A installação dos apparelhos da Escola Naval foi feita pelo director da missão e pelo sr. Arnaldo da Fonseca, que depois dirigiu os trabalhos telephotographicos, auxiliado pelos srs. Worm e Perez (de Vizeu).

O sr. Paula Cid, 2.º commandante do corpo de alumnos da armada, executou tambem [ilegível] alguns clichés telephoto[graph]icos.

---

Regressou hontem de Vizeu, onde tinha ido assistir ás observações do eclypse, o nosso distincto amigo, sr. Seabra de Lacerda, digno par do reino e governador civil do districto de Faro.

---

Coimbra, 30, ás 11,22’ t. – São 83 as photographias das differentes phases do eclypse tiradas em Vizeu pelos diversos apparelhos da Universidade.

O dr. Costa lobo ainda ali se demora até sexta feira, para dar tempo a que sejam desmontados os appárelhos [sic]. O astronomo Muller do observatorio de Postdam, esteve hoje em Coimbra. Visitou os estabelecimentos da Universidade que elogiou muito. Tambem foi encantado com os panoramas d’esta cidade e partiu para o Porto, onde se demora dois dias seguindo d’ali para Madrid. – (Correspondente).

---

Certã. 29. – O eclypse aqui foi quasi total, apresentando o sol na ultima phase um disco mais delgado do que o da lua em quarto minguante. Ás 3 horas e meia, a que foi o meio do eclypse, escureceu um pouco e a luz do sol, que se aproximava um pouco da luz lunar dava ás coisas um aspecto livido. Houve uma pequena baixa na temperatura. Nos animaes não exerceu influencia alguma. – (Correspondente).

---

Leiria, 28. – O eclypse aqui, com quanto fóra da zona da totalidade e a uma distancia quasi igual ao diametro do cone da sombra projectada pela lua sobre a terra, foi ainda assim bastante sensivel. Não poderei dizer que anoiteceu, nem mesmo que o sol desappareceu por completo, mas tornou-se este tão diaphano na maior phase do phenomeno, ahi pelas 3 ½ horas da tarde que bem parecia estarmos n’uma bella noite de luar, se me é licito exagerar um pouco. Algumas estrellas, principalmente as prependiculares [sic] ao observador, brilharam nitidamente na abobada celeste, e chamou para isto a minha attenção um grupo de mulheres que em frente da minha janella apontavam para o céu gritando «Olhem as estrellas!».

As aves revelaram uma certa inquietação, sem que desapparecessem do seu giro. Umas procuravam as arvores para poisarem e logo em bandos levantavam vôo. As andorinhas entravam e saiam amiudadas vezes dos seus ninhos; e um meu amigo diz[-]me que observou varias cambiantes na sobra [sic] da folha d’arvores. – (Correspondente).

---

Figueira da Foz, 29. – Foram hontem d’aqui muitas pessoas, no comboio da manhã, para Ovar e Vizeu, a fim do [sic] assistirem n’aquelles pontos ao eclypse do sol. Muitas outras pessoas que desejavam ir a Vizeu, em digressão não o fizeram por não terem comboio que hontem mesmo os conduzisse á Figueira. Crêmos que a Companhia da Beira Alta tudo teria a lucrar, beneficiando ao mesmo tempo o publico, se organisasse um comboio que de Pampilhosa trouxesse para esta cidade os passageiros que regressavam de Vizeu no comboio especial.

– O eclypse do sol foi tanto quanto podia sel[-]o, admirado aqui, chegando, quando attingiu o seu maximo, a diminuir muito sensivelmente a luz e baixando bastante a temperatura. – (Correspondente.)


Referência bibliográfica

[n.d.] - "O eclypse do sol" in Diário de Notícias de 31 de Maio de 1900, nº. 12385, p. 1 (c. 5-6). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1469.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Notícia Original

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Astronomia

Viagem/Expedição
Popularização da Ciência
Outros
Palavras Chave


Notícia