Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.1472)

Sempre a Dentição

Ha assumptos sobre os quaes é preciso voltar sem cessar, para cada vez tirar d’elles novas informações. Lêde, por exemplo, a seguinte carta, que um amavel correspondente nos fez a honra de nos dirigir: –

Alfortville (Sena), 3 de Julho de 1898.

Amigos e Sñres. – A minha filhinha que estava sendo amamentada com a botija, progredia muito bem até ao momento da dentição. N’esta época as digestões tornaram-se mais difficeis, seguiu-se-lhes a diarreha [sic], a minha filha teve inflammação das gengivas, e a tosse tão frequente durante a época da dentição.

Eu estava desolado de vêl-a consumir-se, não obstante todos os meus cuidados, quando tive a ideia d’experimentar a sua Emulsão de Scott[.] Feliz ideia, pois a minha joia no fim d’alguns [ilegível] dias recuperou a sua bôa saude; não houve mais indigestão, nem [t]osse, nem inflammação. Sempre alegre, aos 13 mezes ella andava por toda a parte; aos 16 mezes ella tinha 16 dentes e isto quasi que sem soffrimento algum.

Actualmente ella tem 18 mezes, e todos se espantam da sua força e vigor.

Eu sei, Amigos, como agradecer-lhes; a sua Emulsão de Scott é um precioso remedio que todas as mães deveriam conhecer. (Assignado): Lépine 50, rue St. Michel, Alfortville.

Eis aqui, portanto, um exemplo do proverbio: Linda criança até aos dentes felizmente levado a effeito, porque a mamã teve a ideia de lançar mão da Emulsão Scott [sic]. É este um caso isolado e devemos chamal-o um milagre[?] Não, porque sempre acontece assim com a Emulsão de Scott, e o facto explica-se muito naturalmente. A dentição é, realmente, uma evolução natural, que não se torna dolorosa, nem perigosa, quando acha na criança a materia calcaria dos dentes, ou a força nervosa para resistir á crise. Ora, tanto a materia calcaria como a força nervosa, as crianças absorvem ambas na Emulsão de Scott, composta d’oleo de figado de bacalhau, e de hypophosphitos de cal e de soda, quer ellas proprias a bebem, que a ama absorva por ellas, e dê assim ao seu leite, em abundancia todas as qualidades nutrientes indispensaveis ao regular desenvolvimento da criança.

Nenhuma mãe nem ama deveria estar sem um frasco de Emulsão de Scott durante o tempo que a sua criança estiver criando os dentes; aconselhamo-las tambem a que administrem a Emulsão de Scott em todos os periodos do crescimento, se a criança não parecer aproveitar d’ella regularmente.

A unica Emulsão de Scott genuina tem a marca de fabrica d’um homem com um peixe grande ás costas. Esta marca de fabrica está no envoltorio de todos os frascos genuinos. Não acceiteis outra.


Referência bibliográfica

[n.d.] - "Sempre a Dentição" in Diário de Notícias de 31 de Outubro de 1900, nº. 12538, p. 3 (c. 13-14). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1472.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema

Outros
Palavras Chave


Notícia