Texto da entrada (ID.1489)
Li nos jornaes, que de New-york foi ha dias communicada para uma folha parisiense a noticia, que se pode dizer verdadeiramente sensacional, de que o professor George Poe, de Norfolk, na Virginia, acaba de inventar uma machina para respirar artificialmente.
Recebeu o nome popular de “Brass Heart” (coração de cobre) e é destinada, segundo os resultados já obtidos, a salvar milhares de pessoas que, por outra forma, pereceriam por asphyxia nas minas ou em consequencia d’uma longa immersão na agua.
Fazendo inhalar e exhalar artificialmente oxygenio, o professor Poe poude suspender a respiração natural durante dez minutos.
Animaes declarados mortos pelos medicos foram rapidamente restituidos á vida.
O apparelho é contituido de maneira a aproximar-se o mais possivel do coração humano.
Compõe-se de dois cylindros munidos de valvulas e correspondendo ás auriculas e ventriculos d’essa viscera. Emquanto funcciona são introduzidos dois tubos na laringe e nas narinas do paciente.
Ao passo que um d’esses tubos aspira o gaz venenoso dos pulmões, o outro introduz ahi o oxigenio vital.
Uma quantidade de morphina capaz de fulminar um homem foi injectada nas veias d’ um coelho; logo depois foi-lhe ministrado ether. Esgotados todos os meios ordinarios de o chamar á vida e sendo declarado morto pelos medicos fez-se funccionar o apparelho do dr. Poe. Ao fim de trez minutos os effeitos da morphina e do ether estavam conjurados e o pequeno animal saltava alegremente.
O apparelho foi applicado a um ebrio e alguns instantes depois todos os traços da embriaguez haviam desapparecido.
Referência bibliográfica
Syll - "Impressões e notas - Um coração de cobre"
in Diário dos Açores
de 3 de Junho de 1908, nº. 5097, p. 1 (col. 3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1489.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Palavras Chave
Notícia