Texto da entrada (ID.1491)
O engenheiro mechanico e electricista sr. José d’Amaral Almeida, da villa da Lagoa, diplomado por um instituto americano, acaba de modificar, segundo um plano seu, uma debulhadora de trigo, a fim d’esta poder ser tambem applicada á descasca e limpeza da fava.
Ha cerca de 15 dias que aquelle sr. recebeu da America a machina da sua invenção, estando a proceder a experiencias para conhecer os resultados. As primeiras experiencias realisadas indicam que esses resultados são excellentes.
Sendo assim, deverão os nossos lavradores sentir-se bastante satisfeitos, porque esse novo melhoramento, que até hoje não se encontrava realisado por qualquer instrumento mechanico que podesse vir prestar-lher serviço, representa muito na economia de dispendio e no asseio d’este grão.
Sabem perfeitamente os nossos lavradores, da má cotação que a fava que exportam para o continente gosa ali, pelo grão ser pouco depurado, e por este mesmo motivo enegrecer, occasionando assim os baixos preços que obtem. Com a operação mechanica a que venha agora a ser submettido, as condições resultar-lhes-hão favoraveis.
Caso, pois, seja bem succedida esta tentativa do sr. Amaral, pretende o mesmo engenheiro tirar patente de invenção.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Invento michaelense"
in Diário dos Açores
de 3 de Junho de 1908, nº. 5097, p. 2 (col. 4). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1491.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Agricultura
Palavras Chave
Notícia