Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.1514)

O maior canhão do mundo

No arsenal de Watervleit, proximo de Troy, acaba de fundir-se o maior canhão que existe no mundo e que será montado sobre uma torre de aço, para defender o porto de Nova-York.

Este canhão não só será a arma maior do mundo, senão aquella que estará collocada na posição mais alta.

O seu peso é de 126 toneladas, o seu comprimento de 49 pes e duas polegadas e o calibre de 16 polegadas.

A casa Armstrong já construiu canhões de 16, porém nunca se tinha combinado peso tão grande, com tão poderoso alcance como esta nova machina de guerra.

O canhão dos Estados-Unidos envia um projectil d’uma tonelada de peso a 21 milhas de distancia e a sua força na bocca da arma levantaria no ar á altura de dez pes as 74 maiores locomotivas.

Na exposição de Chicago, a casa Krupp apresentou os canhões maiores até então construidos e o seu peso era de seis toneladas menos que o canhão americano.

Desde que se inventou a polvora sem fumo, os canhões de oito polegadas teem um alcance de 16 milhas e os de 12 de 19 milhas.

A 2:000 metros de distancia o projectil do novo canhão choca com o alvo com a violencia de 6:000 toneladas e leva uma velocidade de 16 nós por hora.

O alvo, seja de madeira, ferro ou aço, fica em estilhaços.

Quando o general Flagler communicou as ordens para a construcção da terrivel arma, todo o pessoal da fabrica ficou assustado. 


Referência bibliográfica

[n.d.] - "O maior canhão do mundo" in Diário de Notícias de 14 de Setembro de 1900, nº. 12491, p. 2 (c. 2). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1514.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Notícia Original

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Indústria
Outros

Outros
Palavras Chave


Notícia