Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.1519)

Assistencia Nacional aos Tuberculosos

O illustre professor Bronardel, decano da faculdade de medicina de Paris, acaba de enviar ao sr. D. Antonio de Lencastre, secretario geral da Assistencia, e por intermedio da legação de França, as publicações relativas á prophylaxia da tuberculose, feitas pela commissão extra-parlamentar incumbida em França, no anno findo, de estudar as causas das devastações da tysica n’aquelle paiz.

A cemmissão [sic] nomeada a 9 de novembro, escolheu para presidente o senador Siegfried, antigo ministro e o dr. Brouardel [sic] e ainda não deu por findos os seus trabalhos; continua no estudo do grave problema da assistencia publica aos tuberculosos.

A paginas 30 do relatorio firmado por Brouadel, ácerca dos «Moyens pratiques de combattre la propagation de la tuberculose», sahido a lume em junho ultimo, lemos o seguinte:

«Actuellement le tuberculeux, quels que soient la forme et le degré de sa maladie, est placé dans la salle commune, il y trouve, avec le traitement medical, un asile contre la faim et le froid, mais rarement la guérison, et il y apporte, en retour, le germe de son mal. C’est assez dire quel est, pour les non tuberculeux, le peril d’un séjour prolongé dans une salle d’hopital ou les maladús [sic] soelent dans les murs et les parquets. Le tuberculeux est donc un danger pour ses camarades de salle, et, en consequence, il doit être éloigné des services ordinaires et soigné à part».

Quer dizer, em Paris, nos immensos hospitaes civis da cidade, até hoje, ainda ha a maior promiscuidade entre os doentes atacados de doenças geraes e os tuberculosos. O isolamento d’estes, tão necessario, util e tanta vez preconisado como o melhor meio de restringir o perigo de contagio, não se pratica ali, como vimos.

Sua magestade a rainha apenas em junho do anno findo lançou as bases para a obra dos tuberculosos[,] foi um dos seus primeiros cuidados promover a applicação pratica do principio que mais obsta ao contagio e diffusão da tysica.

Para esse fim, depois de diversas conferencias com o ex-enfermeiro-mór do [h]ospital de S. José e o actual, sr. conselheiro Silva Amado, a Augusta Soberana poude [sic] conseguir o isolamento dos tuberculosos em tratamento no hospital de S. José ou nos seus annexos. Hoje, graças aos humanitarios esforços de sua magestade os tysicos não permanecem nas enfermarias geraes, diffundindo o mal que os devora por todo o hospital, mas são tratados e internados no hospital D. Amelia, em Arroyos, a cargo do distincto clinico o sr. dr. Alfredo Luiz Lopes.

Se a Assistencia Nacional aos Tuberculosos já não tivesse aberto o seu primeiro estabelecimento, o acto que acabamos de referir bastaria, só por si, para dar um irrecusavel testemunho do muito que o paiz tem a esperar da benemerita e humanitaria instituição.


Referência bibliográfica

[n.d.] - "Assistencia Nacional aos Tuberculosos" in Diário de Notícias de 16 de Agosto de 1900, nº. 12462, p. 1 (c. 5-6). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1519.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Notícia Original

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema

Publicação Cientifica
Outros
Palavras Chave


Notícia