Eclipse do sol
Encerra-se ámanhã a inscripção, na Sociedade de Geographia, para a excursão scientifica a Vizeu. O prazo não póde ser prorogado [sic] porque se torna necessario indicar á Companhia Real o numero definitivo dos passageiros para se organisar o comboio especial.
Em Vizeu, procederá a observações uma brigada de estudos do Real Observatorio de Lisboa.
A camara municipal de Vizeu está empregando os mais solicitos esforços para que a cidade receba com a melhor hospitalidade os seus illustres visitantes.
A chegada do comboio com a Sociedade de Geographia deve ser das 5 para as 6 horas da manhã. Ao almoço seguir-se-ha a visita á camara e aos monumentos de Vizeu, consagrando-se maior demora á historica Sé e ao exame dos quadros.
Ás 2 ½ horas da tarde todos os excursionistas estarão reunidos no recinto reservado para as observações.
Findo o eclipse, seguir-se-ha o jantar, estando dadas providencias para que tudo decorra na melhor ordem, sem exagero de preços nem falta de commodidades.
---
Hontem de manhã chegaram a Lisboa os astronomos: Lewis Baker; A. S. FidlaKer Loks, B. Gubler; Smith; C. Wilson; R. N. Ferynson; J. Albuinson; Dupon; A. Joyce; G. Chambers; Vicente Cormafeur; Ricardo Meril: Lundin Cleyds.
---
Chegaram tambem hontem, ás 10 horas da manhã, ao Tejo, a bordo do «Clyde», da Mala Real Ingleza e sob o commando do capitão Tindall, procedente de Southampton, quatro astronomos estrangeiros, que veem ao nosso paiz para observar o eclipse do Sol.
O vapor n.º 2 da alfandega foi receber de bordo do «Clyde» os illustres visitantes, que são os srs. Thomas William Balkhouse, William Henry Wahaney Christie, Charles Davidson e Irwin Sharps.
A bordo do «Clyde» foi o sr. Eduardo Pellen, tenente do regimento de artilheria n.º 1, cavalheiro a quem foi dado o encargo de receber os homens de sciencia, que nos honram com a sua visita.
Os quatro nossos hospedes acham-se no «Avenida Palace» e visitaram hontem alguns pontos da capital, merecendo lhes especial attenção os nossos monumentos.
---
Do observatorio de Coimbra vão assistir ao eclipse do sol os srs. drs: Alfredo Filgueiras da Rocha Peixoto, Francisco Miranda da Costa Lobo, Luciano Antonio Pereira da Silva e Sidonio Bernardino Cardoso Silva Paes.
A Ovar, aproveitando-se dos bilhetes especiaes de ida e volta e do comboio especial do dia 28, dia do eclipse, vão de Lisboa e outros pontos muitas pessoas vêr o phenomeno.
O comboio especial compõe-se de carruagens de 1.ª e 2.ª classes e de um «wagon-restaurant» com um bello serviço de copa.
O comboio especial servirá as estações de transito e terá o seguinte horario:
Na ida
Partidas:
De Lisboa Rocio, ás 7 10 da manha; Santarem, 8,33; Torres Novas, 9,7; Entroncamento, 9,24; Pavalvo, 9,42; Pombal, 10,45; Alfarellos, 11,20; Coimbra B, 11,44; Pampilhosa, 12,4 da tarde; chegada a Ovar, 1,38.
No regresso
Partida de Ovar, ás 6,30 da tarde.
Chegadas:
A Pampilhosa, ás 7,52 da tarde; Coimbra B, 8,9; Alfarellos, 8,37; Pombal, 9,11; Pavalvo, 10,11; Entroncamento, 10,27; Torres Novas, 10,40; Santarem, 11,9; Lisboa Rocio, 12,43 da noite.
De Lisboa os bilhetes de ida e regresso custam: 6$820 réis em 1.ª classe e 5$320 em 2.ª classe.