Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.1525)

Eclipse do sol

Encerra-se ámanhã a inscripção, na Sociedade de Geographia, para a excursão scientifica a Vizeu. O prazo não póde ser prorogado [sic] porque se torna necessario indicar á Companhia Real o numero definitivo dos passageiros para se organisar o comboio especial.

Em Vizeu, procederá a observações uma brigada de estudos do Real Observatorio de Lisboa.

A camara municipal de Vizeu está empregando os mais solicitos esforços para que a cidade receba com a melhor hospitalidade os seus illustres visitantes.

A chegada do comboio com a Sociedade de Geographia deve ser das 5 para as 6 horas da manhã. Ao almoço seguir-se-ha a visita á camara e aos monumentos de Vizeu, consagrando-se maior demora á historica Sé e ao exame dos quadros.

Ás 2 ½ horas da tarde todos os excursionistas estarão reunidos no recinto reservado para as observações.

Findo o eclipse, seguir-se-ha o jantar, estando dadas providencias para que tudo decorra na melhor ordem, sem exagero de preços nem falta de commodidades.

---

Hontem de manhã chegaram a Lisboa os astronomos: Lewis Baker; A. S. FidlaKer Loks, B. Gubler; Smith; C. Wilson; R. N. Ferynson; J. Albuinson; Dupon; A. Joyce; G. Chambers; Vicente Cormafeur; Ricardo Meril: Lundin Cleyds.

---

Chegaram tambem hontem, ás 10 horas da manhã, ao Tejo, a bordo do «Clyde», da Mala Real Ingleza e sob o commando do capitão Tindall, procedente de Southampton, quatro astronomos estrangeiros, que veem ao nosso paiz para observar o eclipse do Sol.

O vapor n.º 2 da alfandega foi receber de bordo do «Clyde» os illustres visitantes, que são os srs. Thomas William Balkhouse, William Henry Wahaney Christie, Charles Davidson e Irwin Sharps.

A bordo do «Clyde» foi o sr. Eduardo Pellen, tenente do regimento de artilheria n.º 1, cavalheiro a quem foi dado o encargo de receber os homens de sciencia, que nos honram com a sua visita.

Os quatro nossos hospedes acham-se no «Avenida Palace» e visitaram hontem alguns pontos da capital, merecendo lhes especial attenção os nossos monumentos.

---

Do observatorio de Coimbra vão assistir ao eclipse do sol os srs. drs: Alfredo Filgueiras da Rocha Peixoto, Francisco Miranda da Costa Lobo, Luciano Antonio Pereira da Silva e Sidonio Bernardino Cardoso Silva Paes.

A Ovar, aproveitando-se dos bilhetes especiaes de ida e volta e do comboio especial do dia 28, dia do eclipse, vão de Lisboa e outros pontos muitas pessoas vêr o phenomeno.

O comboio especial compõe-se de carruagens de 1.ª e 2.ª classes e de um «wagon-restaurant» com um bello serviço de copa.

O comboio especial servirá as estações de transito e terá o seguinte horario:

Na ida

Partidas:

De Lisboa Rocio, ás 7 10 da manha; Santarem, 8,33; Torres Novas, 9,7; Entroncamento, 9,24; Pavalvo, 9,42; Pombal, 10,45; Alfarellos, 11,20; Coimbra B, 11,44; Pampilhosa, 12,4 da tarde; chegada a Ovar, 1,38.

No regresso

Partida de Ovar, ás 6,30 da tarde.

Chegadas:

A Pampilhosa, ás 7,52 da tarde; Coimbra B, 8,9; Alfarellos, 8,37; Pombal, 9,11; Pavalvo, 10,11; Entroncamento, 10,27; Torres Novas, 10,40; Santarem, 11,9; Lisboa Rocio, 12,43 da noite.

De Lisboa os bilhetes de ida e regresso custam: 6$820 réis em 1.ª classe e 5$320 em 2.ª classe.


Referência bibliográfica

[n.d.] - "Eclipse do sol" in Diário de Notícias de 15 de Maio de 1900, nº. 12369, p. 1 (c. 7-8). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1525.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Notícia Original

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Astronomia

Viagem/Expedição
Outros
Palavras Chave


Notícia