Assumptos do Dia
Assistencia Nacional aos Tuberculosos
Tratamento hygienico da tuberculose
A marcha e desenvolvimento da tuberculose são o producto de dois factores: terreno e semente, isto é, organismo e bacillo. Se o terreno for propicio, os bacillos desenvolvem e proliferam abundantemente; e quanto mais luxuriante for a sua vegetação mais rapida e violenta será a marcha da tuberculose. Ora o terreno propicio aos bacillos encontra-se nos depauperados, nos enfraquecidos cujas energias organicas lhes não permittem resistir ao ataque do inimigo. D’aqui surge a necessidade de alimentar bem o doente, de lhe fornecer substancias ricas em materias assimilaveis.
Ha doentes que teem invencivel repugnancia sem que comtudo [sic] o estomago seja incapaz de digerir os quanto nelle depositados; é que essa repugnancia, essa inapptencia é muitissimas vezes de origem puramente nervosa. Lucte-se contra o obstaculo e á medida que o doente comer e crear força, ver-se-ha apparecer o appetite.
Outros ha que realmente são dyspepticos; cuidados mais especiaes exigem então.
Mas em todos os casos é absolutamente necessario alimentar muito e bem o tuberculoso, porque isso representa meia cura, pelo menos.
Á boa alimentação é preciso juntar o bom ar. Viver de dia e de noite ao ar livre – eis a formula fundamental a que o tuberculoso tem imperiosa necessidade de se submetter.
De dia é facil, dir-se-ha; mas de noite? De noite a mesma facilidade existe, respondem todos os medicos que estudam. E como? Dormindo com a janela aberta.
As familias são dominadas pelo falso juizo que a janella aberta produz constipações. Encontram-se por isso medos, resistencias, vacillações que so prejudicam o doente.
Dormir com a janella aberta é o meio mais seguro de combater a febre, a tosse, os suores e outras manifestações da doença. Por isso nem a chuva nem o frio, nem cousa alguma deve impedir tal uso. Apenas é preciso cobrir bem o doente e evitar, pelo modo de abrir a janella ou por um biombo ou ver outro qualquer meio, que o ar attinja sob a forma de corrente.
A janella, porém, não se abrirá logo toda de uma vez; abrir-se-ha pouco a pouco para habituar o doente, e logo que esteja habituado é abril-a amplamente de modo que o arejamento do quarto não encontre obstaculo de especie alguma.
É isto que se faz em todos os sanatorios do mundo, mesmo nas regiões mais frias onde muitissimas vezes o doente de manhã, tem no quarto uma boa doze de neve sem que, comtudo [sic], soffra qualquer prejuizo.
Que as familias e os doentes não se arreceiem, pois do regimen de janella aberta; constitue elle, segundo o testemunho das mais eminentes auctoridades na materia, um poderosissimo meio de cura. Quem escreve estas linhas pode não só testemunhar a sua efficacia mas ainda a sua innocuidade, não o seguir é positivamente despresar uma das mais seguras indicações da medicina.
Á boa alimentação, ao ar puro e livre a todas as horas quer do dia quer da noite, é preciso juntar o repouso physico e moral. Qualquer trabalho demanda dispendio de forças e o tuberculoso necessita adquiril-as e não gastal-as, visto que é uma depaupeardo. Se alguns exercicios lhe forem permittidos, serão muito graduados ás suas forças, ao seu estado.
As conversas animadas, as discussões, enfim qualquer trabalho que demande tensão intellectual, deve ser defeso ao tuberculoso principalmente durante o periodo febril; nesse periodo efectivamente coisas apparentemente insignificantes tal como receber uma visita, podem elevar a temperatura sensivelmente. Assim é facto corrente nos hospitaes que nos dias immediatos aos das visitas, os doentes febris estão sempre peiores [sic].
Deve-se pois insistir neste preceito que é de maxima importancia. – Ao tuberculoso febril convém a mais completa immobilidade physisca e moral.
O que ahi fica exposto, constitue a base fundamental do tratamento da tuberculose, tratamento essencialmente hygienico que tem por fim dar ao organismo as energias que lhe faltam para resistir aos milhões de bacillos que o assaltam.
Outros cuidados hygienicos, medicamentos de reconhecido valor em determinados casos, são meios adjuvantes de que muitas vezes se fará uso. O medico deve estar sempre vigilante aos varios syndromes morbidos que sejam precisos combater, e não descorar as occasiões de mostrar ás familias e aos doentes a necessidade de seguir o tratamento com o maior rigor. Importa desfazer receios e preconceitos pueris, impedir desanimos e hesitações, e finalmente, soffrer as impaciencias que tantas vezes inutilizam os beneficios alcançados.
Procedendo assim, o medico salvará muitas vezes o seu doente; e na cura alcançada terão o doente e a familia a melhor recompensa da sua subordinação aos preceitos da sciencia.
EUSEBIO LEÃO.
Eusébio Leão - "ASSUMPTOS DO DIA / Assistencia Nacional aos Tuberculosos / Tratamento hygienico da tuberculose"
in Diário de Notícias
de 14 de Maio de 1900, nº. 12368, p. 1 (c. 1-2). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1526.